PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

July 21, 2007

Portaria do GDF institui na semana que vem Grupo de Trabalho Espaço Cultural Praça dos Orixás

Image and video hosting by TinyPic

Quem passa pela área da Prainha dos Orixás, junto ao Lago Paranóa, em Brasília, DF, deve estar intrigado a saber onde foram parar as 16 estátuas de orixás que estavam no local. Após serem alvo de constantes atos de vandalismo, o autor das esculturas, o artista plástico Tati Moreno esteve em Brasília, recolheu as imagens e, com autorização do poder público local, levou as imagens de volta ao seu ateliê em Salvador. No espaço, Tati Moreno iniciará, em breve, as ações de restauro das estruturas que serão novamente instaladas em um novo espaço artístico e cultural para o DF e para o Brasil: o Espaço Cultural Praça dos Orixás.

Em mais uma reunião de trabalho do GT Projeto Espaço Cultural Praça dos Orixás, realizada na última quarta-feira (18) na sede da Fundação Cultural Palmares/MinC (FCP/MinC), integrantes da Fundação Palmares se reuniram com representantes da Fundação Cultural Palmares/MinC, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Federação Brasiliense de Umbanda e Candomblé, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Conselho do Negro do DF e Secretaria Especial de Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR). No encontro, presidido pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, foram debatidas as próximas ações do trabalho. O dirigente informou aos presentes sobre a ação de retirada das estátuas, feita por Tati Moreno, a qual foi previamente informada pela FCP em ofício encaminhado no dia 2 de julho último ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Também destacou as possíveis ações de restauro que Tati Moreno fará nas estruturas e apresentou um esboço com a projeção de mais uma imagem que irá compor o Panteão dos Orixás, proposta por Moreno. Será uma imagem de Iemanjá, que, conforme projeto do artista plástico, será instalada no meio do Lago Paranoá, proximo à Prainha.

Os próximos encaminhamentos a serem tomados pelo Grupo de Trabalho, cuja publicação oficial será feita na próxima semana no Diário Oficial do Distrito Federal, será a elaboração de uma agenda de eventos para o Espaço Cultural da Praça dos Orixás e detalhes para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os poderes local e federal, a se realizar em evento festivo na Praça dos Orixás. Local este que vem sofrendo ataques de vândalos, os quais depredam as estátuas e praticam ações de intolerância contrária às religiões de matriz africana. Um próximo encontro da equipe de trabalho acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26 de julho, às 15h.


Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home