PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

July 14, 2007

Brasil e Colômbia unidos pela integração negra latino-americana

Image and video hosting by TinyPic

O governo brasileiro dá a partida rumo a um projeto continental. A viagem do presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC, Zulu Araújo a Bogota, em abril último, quando palestrou sobre a Luta da População Negra brasileira contra o Racismo e outras Formas de Discriminação no Seminario Internacional de Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad serviu para aproximar o Brasil com a Colômbia. Para cumprir este propósito, a Fundação Cultural Palmares/MinC estará produzindo o I Fórum Internacional Afro-Latino: Perspectivas Sócio-Culturais em duas capitais. A primeira edição será de 31 de julho próximo a 3 de agosto, no Rio de Janeiro. A segunda edição do simpósio acontece em Salvador, Bahia, de 7 a 10 de agosto próximo. Nos encontros, explica o diretor de Promoção, Estudos, Pesquisa e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira, Antônio Pompêo, serão discutidas iniciativas existentes em favor da promoção da igualdade, combate ao racismo e experiências anti-discriminação e de apoio cultural, com a presença de especialistas brasileiros, colombianos e norte-americanos.
Antônio Pompêo explica que a principal motivação para a realização dos encontros, os quais deverão ser promovidos com venezuelanos e uruguaios, se deu pelo fato de os demais países da América do Sul considerarem que o Brasil foi a nação que mais avançou na promoção de políticas públicas para a população negra. Como exemplos destacados, especialmente pelos colombianos, foi a existência da Fundação Cultural Palmares como órgão governamental de apoio e valorização da cultura afro, a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) com status de ministério para promover a igualdade entre negros, judeus, palestinos, ciganos e afins e a promulgação da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que institui o ensino da história e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares. Pompêo salienta que o trabalho também será intenso na área do intercâmbio e da produção cultural entre a Palmares, como representante do governo brasileiro, e os países latino-americanos.

Fundação Palmares 19 anos: programação em quatro capitais

Para marcar as comemorações dos 19 anos da Fundação Cultural Palmares, uma intensa programação cultural está começando a ser preparada. E as festividades prometem reunir milhares de pessoas em quatro capitais: Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e São Paulo. Para o Rio de Janeiro, por exemplo, o diretor ressalta que a Palmares irá realizar um grande show na Lapa, com representantes do samba e da expressão negra, entre eles Dudu Nobre, a Velha Guarda da Portela, entre outros nomes. Para Brasília está já acertada a realização de duas oficinas: culinária e penteados afro-brasileiros, bem como a exibição da peça teatral "Zumbi Cordão de Ouro", em duas sessões no Teatro Dulcina. Para Salvador, as comemorações deverão também ocorrer durante a realização do Fórum Afro-Latino e são previstas a realização de shows e mostras artísticas. Em São Paulo, a Fundação Cultural Palmares está já em negociação com Emanuel Araújo, curador do Museu Afro-Brasil, que deverá sediar a programação festiva na capital paulista.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Para os próximos dias, o presidente da Fundação Cultural Palmares, segundo Pompêo, terá uma reunião com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. O objetivo do encontro será acertar os detalhes acerca da inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Localizado na Zona da Mata alagoana na atual cidade de União dos Palmares, há 92 km de Maceió, nas margens do Rio Mundaú, 500 metros acima do nível do mar, a Serra da Barriga passará a ser reconhecida não só no Brasil, mas na América Latina e em outras partes do Mundo por abrigar o primeiro empreendimento temático afrodescendente: o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O projeto nasce da arrojada iniciativa da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Magna Matter, com apoio da Petrobras, Ministério do Turismo e Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares.

Produção cultural quilombola

Em uma iniciativa inédita, um trabalho de parceria institucional da Fundação Cultural Palmares irá realizar o intercâmbio cultural e o fomento ao desenvolvimento sustentável para as comunidades remanescentes de quilombos. Falamos do Primeiro Encontro da Produção Quilombola, que pretende reunir em Brasília, em novembro próximo, 3 mil quilombolas de todas as regiões do país. Mas, aponta Antônio Pompêo, serão realizados, antes, encontros regionais em cinco capitais brasileiras, para fomentar e motivar trocas culturais, feiras de artesanato e potencializar a arte e a cultura existente nas comunidades quilombolas brasileiras. O diretor da Fundação Cultural Palmares ainda aponta que estão em planejamento e negociações a realização de mais um Festival África-Brasil, com shows de artistas brasileiros e de países africanos, ao ar livre, em Salvador e também a realização do CIAD CULTURAL, com a apresentação de espetáculos, também em Salvador. "Sobre o CIAD CULTURAL, o projeto se encontra em análise e observação por parte do Conselho Nacional de Incentivo Cultural (CNIC) do Ministério da Cultura", indica o diretor Antônio Pompêo.



Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home