PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 23, 2007

Religiões afro sofrem com intolerância em Rondônia

Os episódios de intolerância para com a prática de rituais das religiões de matriz africana não mobilizam apenas a discussão e a reação do Movimento Negro na Bahia, onde os casos de intolerância são mais divulgados pela mídia. No extremo norte do país, no estado de Rondônia, são constantes os ataques ofensivos e atos de vandalismo praticados por seguidores de igrejas evangélicas contra os espaços sagrados e terreiros de religiões de matriz africana. Quem denuncia é Silvestre Gomes, do Centro de Cultura Negra de Rondônia. Não há ainda uma pesquisa oficial sobre o total de casas de culto afro-brasileiro existentes no estado de Rondônia, mas estima-se, extraoficialmente, que sejam de 600 até 800 terreiros, espalhados por todo o Estado. "A maior concentração de terreiros hoje é em Porto Velho, mas as denúncias se estendem a todas as áreas. As agressões são as mais variadas, vão desde ameaças, pressões psicológicas até a depredação de assentamentos".

Image and video hosting by TinyPic

Silvestre relata ainda que os ataques também são freqüentes em programas religiosos veiculados em emissoras locais, onde pastores induzem os seus fiéis a libertar do pecado todos aqueles que não são seguidores da fé cristã. "O que queremos na verdade é que se cumpra o artigo 5º da Constituição, o qual diz que deve haver respeito a liberdade de culto no país", afirma Silvestre. Em Rondônia, os casos de intolerância são acompanhados de perto por entidades do Movimento Negro e pelo Ministério Público.


Fonte: Oscar Henrique Cardoso, ACS/FCP/MinC

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home