PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

July 09, 2007

Portal virtual inicia ações do Centro de Cultura Negra do Rio Grande do Sul

O CCN RS (Centro de Cultura Negra do Rio Grande do Sul) inaugurou no último dia 20 seu portal virtual, no Memorial do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. O ambiente estruturado para resgatar as manifestações culturais da região e socializar as produções contemporâneas é a primeira das atividades do Centro, que pretende tornar-se referência junto à comunidade através da promoção de cursos, mostras, exposições e espaço para saraus, leituras poéticas, entre outras apresentações artístico-culturais. O CCN RS congrega a ACMUN (Associação Cultural de Mulheres Negras), AndC (Associação Negra de Cultura) e Rede Social do Sesi, contando parcerias com a Sedac (Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul) e Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) da Presidência da República.
Na ocasião também foram entregues os certificados aos participantes dos cursos "Controle Social em Saúde da População Negra", "Relações Étnico/Raciais e Vivências da Cultura Afro-Brasileira" e "Artesanato Afro", realizados através de convênio com a Seppir.
O prédio cedido pela Sedac ao CCN está localizado na Av. João Pessoa 1100, esquina Venâncio Aires, em Porto Alegre, possui um significado especial para os afro-gaúchos. Foi o local onde os africanos escravizados foram libertados e criaram a Colônia Africana de Porto Alegre nas redondezas. O grupo impulsionador do CCN está captando recursos para a restauração do prédio e adequação das instalações para o desenvolvimento de atividades culturais no espaço.

Conheça o Portal Virtual CCN: www.ccnrs.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home