PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 05, 2008

MDA lança Prêmio Territórios Quilombolas 2008

Image and video hosting by TinyPic

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, em Goiânia, a edição 2008 do Prêmio Territórios Quilombolas, durante o V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Participaram da cerimônia representantes do Ministério e também do Incra, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Associação Brasileira de Antropologia, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Serão distribuídos 15 prêmios para a produção de ensaios e redações em três categorias: ensaios acadêmicos, para pesquisadores ligados às áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas, Agrárias e Afins; ensaios para técnicos que trabalham com as comunidades quilombolas; e redação com relatos de experiências e memórias. A edição 2008 do Prêmio traz como novidade a inclusão da categoria Experiências e Memórias, voltada aos participantes quilombolas.

Para o antropólogo José Augusto Laranjeiras Sampaio, o prêmio é "uma boa arma na luta pela garantia dos direitos das comunidades quilombolas. É um esforço de produção de conhecimento engajado na tentativa de dar visibilidade à questão." Maria Palmira, da Seppir, destacou o caráter estratégico do Prêmio na divulgação dos direitos das comunidades no meio acadêmico, envolvendo os alunos e professores.

Além da premiação em dinheiro, os contemplados terão os trabalhos publicados e receberão, ainda, um kit com publicações. Os textos deverão ser inéditos e entregues até 15 de janeiro de 2009. O edital, o formulário de inscrição e demais informações podem ser acessados nas páginas eletrônicas do MDA (www.mda.gov.br), do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (www.mda.gov.br/aegre), e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) (www.nead.org.br). Os premiados serão conhecidos até o dia 21 de março de 2009 e a entrega da premiação acontece em maio.



Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home