PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

July 22, 2008

A realidade dos canaviais é apresentada no palco do Teatro da Caixa em Brasília

Image and video hosting by TinyPic

O ar pernambucano invadiu de vez a Caixa Cultural, em Brasília. Depois de receber a rabeca encantada de Mestre Salustiano, e o projeto RioPernambuco.com, o Teatro da Caixa abre suas portas para a companhia de dança pernambucana Grupo Grial, com o espetáculo Brincadeira de Mulato. Dias 23 e 24 de julho, às 21 horas.

Brincadeira de Mulato trata do embate entre a dura realidade dos cortadores de cana da Zona da Mata (no norte de Pernambuco), com sua difícil condição de trabalhadores rurais, e a capacidade imensurável de reinventar, como brincantes de Cavalo-Marinho, cada momento e ampliar suas vidas. Os intérpretes Mestre Martelo, Emerson Dias e Fábio Soares contracenam e misturam no palco o trabalho e a folia que acontece entre os dias e as noites no meio dos canaviais.

Com direção de Maria Paula Costa Rêgo, Brincadeira de Mulato apresenta não apenas o cavalo-marinho do canavial, mas as suas várias aberturas para o mundo, colocando em cena um pouco daquilo de que ele trata: teatro, ritual e documentário, que pode ser um filme, uma coreografia ou uma brincadeira. O espetáculo é o primeiro capítulo da trilogia "A parte que nos cabe", que trata da formação da identidade cultural brasileira por meio do corpo em movimento do brincante de Cavalo-Marinho e Maracatu Rural.

Os criadores/intérpretes do Grupo Grial são provindos do Cavalo-Marinho tradicional, com trabalhos baseados na manifestação aberta e desmedida. A estreita relação entre erudito e popular é, desde seu início, o caminho escolhido pelo grupo para a elaboração de uma linguagem de dança, na qual as visões de mundo herdadas dos povos indígenas e africanos devem ser inseridas na cena nacional.


Grupo Grial

O grupo foi criado em 1997 por Ariano Suassuna (poeta, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras) e Maria Paula Costa Rêgo (formada em Dança pela Universidade da Sorbonne e ex-bailarina do Balé Popular de Recife e da Cia. de Dança de Rua Les Passagers - Paris). A companhia Grial de Dança realiza um trabalho de pesquisa e de criação em torno de uma linguagem gestual e coreográfica escrita com base nas tradições culturais do Nordeste do Brasil. A pedido de Ariano Suassuna, Maria Paula iniciou esta pesquisa com um grupo de seis bailarinos, metade com formação erudita e a outra metade com formação em danças tradicionais.

Já em 1997, o grupo estreou seu primeiro espetáculo, "A Demanda do Graal Dançado", que abriu o III Dança Brasil e foi lançado nacionalmente pelo DançAtiva (programa do canal a cabo de televisão MultiShow).Depois de vários trabalhos, em 2005 iniciou-se a criação da trilogia "A parte que nos cabe", com o espetáculo Brincadeira de Mulato, com primeira temporada no Teatro Fábrica, em São Paulo. Um ano depois, o Grial estreou a segunda parte da trilogia, o espetáculo Ilha Brasil-Vertigem. Fez temporada durante um mês em Recife e ganhou o Prêmio Especial no Janeiro de Grandes Espetáculos. Em novembro de 2006, Onça Castanha, terceira parte da Trilogia, se apresentou como obra aberta no Teatro Fábrica São Paulo (SP).

Todos os espetáculos do Grupo Grial possuem vasta trajetória. A companhia já foi convidada a participar de importantes festivais e mostras nacionais de dança contemporânea do país, como Dança Brasil (RJ), DançAtiva (RJ), Balaio Brasil (SP), Palco Giratório (Sesc Nacional), Bienal de Dança (SP), Festival de Dança de Recife (PE), Festival de Inverno de Campina Grande (PB), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Mostra Caixa Cultural (DF), Mostra Ariano Suassuna (RJ) e Festival Brasil em Cena em Berlim/2006 (AL).




Serviço:



Apresentação de dança Brincadeira de Mulato, com o Grupo Grial

Data: 23 e 24 de julho de 2008

Horário: às 21h

Local: Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa

Recepção: 3206-9448/ Administração 3206-9450

Bilheteria: 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, empregados da Caixa e doadores de 1 kg de alimento não perecível)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos



Informações e entrevistas:

Maria Paula Costa Rego: (81) 9948- 6648



Assessoria de Imprensa

Caixa Econômica Federal

CAIXA Cultural - Brasília/ DF

Fones: 3206-8030 / 9895

9202-2144 / 8101-9902

imprensa.cultura@caixa.gov.br

www.caixa.gov.br/caixacultural

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home