PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

July 15, 2008

Algumas programações em destaque na 4ª Jornada Pedagógica de Angra dos Reis

III Seminário sobre Diversidade Cultural e Étnica e Práticas Escolares: da invisibilidade ao reconhecimento

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA: 15/07/08 – Teatro Municipal – 18h30min às 21h30min.
18h30min: Credenciamento e Coffee Break.
19h30min: Mesa de Abertura.

Palestrantes: Prof. Dr. Júlio Tavares – Prof. Adjunto do Dpto de Antropologia da UFF – e Pof. Dr. José Ribamar Bessa Freire Coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PRÓ-ÍNDIO/UERJ).

MINICURSOS: 16/07/08 – UNIABEU.
Horários: manhã: 9h às 12h ou tarde: 14h às 17h30min;
I – Fotografia e transversalidade nas práticas escolares.
Prof. Dr. Armando M. Barros
Coordenador do Laboratório de Estudos da Imagem e do Olhar (LEIO/UFF).
Objetivo: Discutir com os docentes do 6o. ao 9o. anos a utilização da fotografia dentro de umam perspectiva transversal em diferentes disciplinas, pensando esta como uma linguagem na socialização do sujeito e na interculturalidade.

II- A Narrativa do Tapete: oralidade, memória e história.
Profa. Ms. Ananda Machado
Museóloga Valéria Luz
Programa de Estudos dos Povos Indígenas (PRÒ-ÌNDIO/UERJ).
Objetivo: Apresentar a história dos aldeamentos indígenas existentes no Rio de Janeiro nos séculos XVI, XVII e hoje através do “Tapete contador de histórias dos índios do Rio de Janeiro: A Canoa do Tempo”, e discutir sobre o uso deste recurso didático na educação intercultural, utilizando a narrativa oral, as imagens, bonecos e os objetos do tapete como forma de trabalhar valores históricos/culturais.


III- O conhecimento da filosofia Griot como fundamento de uma metodologia de trabalho.
Profa. Ms. Perses Canellas
Profa. Ms. Fernada Thomaz
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Objetivo: Implementar uma metodologia voltada para as nossas origens africanas com base na filosofia Griot.

IV – Mito, história e memória: o Haiti e o Brasil como um sistema.
Prof. Dr. José Flávio P. de Barros
Diretor do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes (UCAM).
Objetivo: Refletir sobre as confluências culturais de matriz africana entre o Brasil e o Haiti.

V – Vivência Abayomi: cotidiano coletivo, ancestrais e artesaniando empoderamento.
Profa. Ms. Sônia Maria da Silva
Arte Educadora, Ms pela Fac. Ed./UFF e Fundadora da Cooperativa Abayomi
Objetivo: Fortalecer a idéia de que as “estórias” - narrativas, exposição pessoal de cotidianidades e experiências – formam e transformam o fluxo da História da humanidade.

VI – Terra e memória: o campesinato negro na pós-abolição
Pro. Ms. Carlos Eduardo Coutinho da Costa
Ms. Em História Social/UFRJ – Bolsista FAPERJ Nota 10.
Objetivo: Trabalhar a questão da memória da comunidade negra utilizando o período do pós-abolição e o uso coletivo da terra.

ENCERRAMENTO: 16/07/08 – Centro de Estudos Ambientais (CEA)
Horário: 18h às 21h
Fórum Permanente de discussões “Negros e Negras em Movimento”
Convidada: Azoilda Loretto
Pedagoga e militante do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro.



Fonte: Rose

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