PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 20, 2007

Seminário levanta iniciativas para dinamizar a qualidade de vida e ocupação do Centro Histórico de Salvador

Um conjunto de propostas foram levantadas recentemente durante realização do Seminário Viver e Morar no Centro Histórico de Salvador. Coordenado através de ação intergovernamental entre os governos federal e estadual, a iniciativa proposta pelo secretário Estadual de Cultura, Márcio Meireles, visa revitalizar a área do Centro Histórico de Salvador. Um dos mais belos conjuntos históricos urbanos do Brasil, o Centro Histórico de Salvador, que compreende uma área de abrangência que vai desde o Campo Grande até a Lapinha, passando pelo Pelourinho, Comércio, Contorno e Cidades Alta e Baixa, abriga palco constante de ações culturais. A principal característica da proposta de revitalização se dá na iniciativa de recuperar o valor humano de seus moradores e comerciantes. Viver no Centro Histórico de Salvador passa sim por repensar políticas públicas, com novas propostas para ocupar o sítio histórico e cultural.
A Comissão de Moradores do Centro Histórico propôs ações para os campos da habitação, comércio, emprego e renda, cultura, lazer e educação, saúde e segurança pública. Entre as proposições que foram encaminhadas no evento estão as seguintes: transformar em moradia os prédios fechados e reformar as ruínas do Centro Histórico em habitação de interesse social, garantir aos pequenos comerciantes, informais e formais, e moradores da área curso de formação e empreendedorismo, Escola Aberta no final de semana para a comunidade usar como oficina de artesanato, capoeira, palestras sobre saúde, DST, primeiros socorros (atendendo aos projetos das organizações locais), iclusão do CHS no Programa de Saúde da Família, instalação de câmeras de vídeo para integração com as já instaladas, entre outras iniciativas.


Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home