PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 20, 2009

Exposição Quilombolas

Tradições e Cultura da Resistência - Etapa Américas - mostra em Lima


Cumprindo mais uma fase da etapa Américas, a exposição Quilombolas acontece agora na cidade de Lima, depois de ter passado por Assunção (Paraguai), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e La Paz (Bolívia).

A Etapa Américas está circulando desde novembro de 2008 por países do continente americano, com o patrocínio da Petrobras. Em 2009 e 2010, vamos levar a exposição para a Colômbia, Venezuela, Equador e México. Em 2010 e 2011 percorrerá, também, cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Image and video hosting by TinyPic

Em Lima, a exposição será inaugurada no dia 15 de julho, na galeria "El Ojo Ajeno" do Centro da Imagem, e será encerrada no dia 18 de agosto.

A mostra é composta de uma exposição que traz 27 fotografias preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; 7 fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, 6 fotografias preto-e-branco 30 x 40 cm, 2 mapas, textos e legendas.

A documentação fotográfica inédita, realizada pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco, tratada digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil: Cafundó (São Paulo), Itamatatiua (Maranhão), Oriximiná (Pará), Kalunga (Goiás), Mocambo (Sergipe), Rio de Contas - Barra do Brumado (Bahia), Conceição dos Caetanos (Ceará), Tapuio (Piauí), Curiaú (Amapá), Mumbuca (Tocantins), Paraty (Rio de Janeiro).

A curadoria é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da empresa realizadora do projeto, Aori Comunicação e Produções Culturais. O material faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, patrocinado pela Petrobras, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

No Brasil, a exposição teve patrocínio da Petrobras e da Companhia Vale e circulou por 15 cidades brasileiras, obtendo um enorme sucesso de mídia e de público: ( Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF - 2 vezes), Salvador (BA), Santos (SP), Campinas (SP), Paraty (RJ), Vitória (ES), Belém (PA - 2 vezes), Laranjeiras (SE), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e São Luis (MA)). Para o ano de 2009, já estão programadas mais 10 etapas da exposição no Brasil.

A SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas para Igualdade Racial do Palácio do Planalto) e a Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura), patrocinarão as etapas de Quito e Caracas.

Além de divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras no exterior, a mostra da Etapa Américas tem como meta incentivar o diálogo entre as comunidades afro-descendentes de cada país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando ao público suas demandas por reconhecimento e respeito social.

Em Assunção, os organizadores da mostra convidaram comunidades afro-descendentes paraguaias para um debate sobre as similaridades e diferenças entre as realidades dos dois países. O evento também contou com uma apresentação do Grupo de Dança e Música Kamba Kuá, cujo significado na Língua Guarani é buraco de preto (ver link, abaixo):
http://adm4840.softcha.com/kambakua/index.htm

Em Buenos Aires, no dia da abertura, ocorreu uma palestra proferida por André Cypriano e a apresentação do grupo Pocha La Madrid, afro-descendentes uruguaios radicados na Argentina.

No mesmo dia aconteceu um debate entre Mirian Gomes, presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Buenos Aires e Jandira Feghali, Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

Em Montevidéu, o evento contou com a participação da ONG Mundo Afro, a maior organização uruguaia do gênero. Na abertura, aconteceu uma conferência com a participação de Marcio Silva, Coordenador do Instituto Superior de Formação Afro, que explanou sobre a realidade e cultura dos afro-descendentes no Uruguai.

Em seguida, houve a apresentação do candombe, dança típica afrodescendente uruguaia, a cargo de Edufocan (Educação Formal Candombera) e Ecma (Escola de Candombe Mundo Afro), e também, a apresentação do grupo de capoeira Macumbe.

Em La Paz, no dia da abertura da exposição, contamos com a participação da organização FUNDAFRO, representada por seu presidente, Sr. Juan Angola Maconde, e do Viceministerio de Descolonização, representado pelo Viceministro Sr. Roberto Choque Canqui e Monica Reys e da Embaixada do Brasil em La Paz, representada pelo seu Embaixador, Sr. Frederico Cezar de Araújo e pelo seu adido cultural, Primeiro Secretario Evandro de Barros Araújo.

Após a conferência, o grupo de música afro-descendente, Orisabol, fez a apresentação cultural do evento. No dia seguinte, o fotógrafo da exposição, André Cypriano proferiu uma palestra sobre a sua participação no projeto Quilombolas. Em Lima, no dia 15 de julho, na inauguração da exposição na galeria "El Ojo Ajeno", André Cipriano fará uma visita guiada sobre sua obra, discursando também sobre a cultura africana no Brasil. Depois, Chebo Ballumbrosio e seu grupo de música farão uma demonstração de música e sapateado. Além disso, Evelyn Buenaño discursará sobre seu trabalho na ORAPER (Oficinas Regionais de Análise para Políticas de Equidade Racial), entidade que tem o objetivo de fortalecer o diálogo entre as organizações afrodescendentes e os governos por toda América Latina.

Em todos os países, o projeto conta com o apoio local das Embaixadas do Brasil.

Image and video hosting by TinyPic


SERVIÇO:

Evento: Mostra Quilombolas - Etapa Américas - Lima
Local: El Ojo Ajeno, Centro de la Imágen
Av. 28 de Julio, 815, Miraflores
Tel: (511) 444-6999
www.centrodelaimagen.edu.pe

Inauguração: Quarta-feira, 15 de julho de 2009, às 19:30

Visitas: 15 de julho a 18 de agosto de 2009.

De segunda a sexta-feira das 9:00 às 21:00
Sábados das 9:00 às 15:00


Contatos para Imprensa:

Curadora: Denise Carvalho
denisecarvalho@aori.com.br
tel (005511) 8149-9859
tel (005511) 3825-3731

Fotógrafo: André Cypriano.
www.andrecypriano.com.br
tel (005524) 3361-5602

PATROCÍNIO: Petrobrás

APOIO INSTITUCIONAL: Governo do Brasil: Secretária Especial de Políticas para a Igualdade Racial - Seppir. Fundação Cultural Palmares - Ministério de Cultura Ministério de Relações Exteriores Embaixada do Brasil em Lima

Outras Instituições: Centro de la Imagen Oraper

PRODUÇÃO: Aori Produções Culturais www.aori.com.br




Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home