PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 05, 2009

Site da II CONAPIR promove bate-papo sobre Comunidades Tradicionais e Curso Livre de Folclore e Cultura Popular 2009

Por Luiza Helena


No próximo dia 3 de agosto (quarta-feira), às 18h, começa a etapa virtual da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR). O subsecretario de Políticas para Comunidades Tradicionais (Subcom) da SEPPIR, Alexandro Reis, vai tirar dúvidas on line e debater os principais temas relacionados à Plenária Nacional de Comunidades Tradicionais, marcada para os dias 6 e 7 de junho, em Brasília.

Em pauta:

QUILOMBOLAS - A regularização fundiária de terras quilombolas é uma prioridade da SEPPIR. Mas a disputa judicial e política em torno do Decreto nº 4.887, que representou um avanço no reconhecimento dos direitos dos remanescentes de quilombos, coloca sob risco a execução do Programa Brasil Quilombola.

CIGANOS - A inauguração do primeiro Centro de Referência Cigano da América Latina, no município de Souza (PB), vai se tornar um marco nas ações intergovernamentais para a valorização dos povos de etnia cigana. Mas os desafios ainda são grandes até que os ciganos tenham pleno direito à cidadania, como acesso ao registro civil, educação e serviços de saúde.

COMUNIDADES DE TERREIROS - Além da parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para defesa e proteção dos terreiros e o mapeamento das casas de religiões de matriz africana, outras ações afirmativas estão na ordem do dia. Uma delas é a construção do Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

INDÍGENAS - Para as populações que resistem em suas terras, o Governo dispõe de políticas publicas específicas. Porém, os indígenas que vivem fora das aldeias, nos grandes centros urbanos, acabam socialmente marginalizados. As ações voltadas especialmente para este grupo exigem debate aprofundado.

Para participar, basta preencher o cadastro no site www.conapir2009.com.br , na seção "Conferência Virtual". Nas próximas semanas serão discutidos os seis eixos temáticos da Conferência, cujas contribuições serão encaminhadas à etapa nacional. Através de bate-papos, especialistas vão estimular a discussão das diretrizes sobre os temas a saber: Saúde, Educação e Cultura, Trabalho, Terra, Justiça e Segurança, e Política Internacional. A discussão continua no ar após o término dos bate-papos, no formato de fóruns, no qual todas as pessoas que se cadastrem poderão opinar.

Mais informações:
Coordenação de Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906 - Brasília (DF)
Telefone: (61) 3411-3659 / 4977



Curso Livre de Folclore e Cultura Popular 2009

Comunicamos a realização do Curso Livre de Folclore e Cultura Popular, conforme release e programação em anexo. Agradecemos divulgação.
Setor de Difusão Cultural
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

"Imagem e cultura popular", tema do Curso Livre de Folclore 2009

Estudos e discussões sobre imagem vêm ganhando cada vez mais terreno na produção literária da antropologia e das ciências humanas de modo geral. Tais debates abordam amplo leque, passando pela produção de imagens, direitos autorais e o campo imagético como forma de conhecimento. Com esse tema, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular vai realizar, de 20 a 31 de julho, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular em que especialistas de diversas vertentes farão um recorte nesse universo, tomando como foco as relações entre “imagem e cultura popular”.
Dirigido a uma ampla clientela constituída por professores, estudantes, pesquisadores, produtores culturais e outros, o curso tem por objetivo tratar de questões relacionadas ao amplo universo do folclore e da cultura popular no Brasil, de modo compacto e ágil, e desde sua primeira edição, em 2001, diferentes temas foram abordados a partir de perspectivas variadas.
Curso Livre de Folclore e Cultura Popular 2009
20 a 31 de julho de 2009 – atividades
31 de agosto de 2009 – entrega de trabalhos finais (opcional)
Inscrições
De 01 a 10 de julho de 2009
Taxa: R$ 100,00
Vagas: 50
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 Rio de Janeiro, RJ
pesq.folclore@iphan.gov.br
Tel: (21) 2285.0441 / 2285.0891,ramais 214 e 215
Fax: (21) 2285.0441 / 2285.0891, ramal 214
Carga horária
80 horas: 50 horas-aula, 30 horas de atividades extras

Local

Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro
Rua do Catete, 179 (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro, RJ

Realização

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN / Ministério da Cultura

Parceria

Núcleo de Cultura Popular do Instituto de Artes/UERJ

Apoio

Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro

Coordenação

Daniel Reis
Ricardo Gomes Lima

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home