PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 02, 2009

OPINIÃO: As cotas e os brancos de olhos azuis

Image and video hosting by TinyPic
Por Paulo Moreira Leite
Diretor da Revista Época Brasília


Não gosto de deduções simplistas nem de conclusões mecânicas. Mas, como escrevi em notas anteriores, acho difícil deixar de fazer uma conexão entre a política de cotas e o discurso do presidente onde culpou os “brancos de olhos azuis” pela crise mundial. Quero explicar melhor.As cotas vão gerar uma mudança no discurso político brasileiro. Na medida em que produzem benefícios exclusivos de uma parcela da população, formalizando uma situação de desigualdade estranha à noção de que todos tem direitos iguais perante a Lei, as cotas ajudam a transformar a cor da pele numa segunda identidade das pessoas, a lhe dar valor explicativo.
Você passa explicar o destino de cada um — e também dos países — em função da cor da pele. Passa a sugerir — como fez Lula ao dizer erradamente não existe banqueiro negro — que a cor da pele pode definir atitudes positivas ou negativas.
Nos EUA, a cor da pele é um elemento central da vida política e da identidade dos cidadãos. Não era assim no Brasil. Talvez se torne assim agora. O discurso do presidente mostra isso.


E o Blog Negros e Negras em Movimento avisa: quer enviar sua opinião também? negrosenegras@gmail.com

1 Comments:

  • At 10:00 pm , Anonymous Anonymous said...

    essoas. Cotas sempre exitiram, só que para os brancos e ninguem nunca reclamou.filhos de militares sempre tiveram cotas, filhos de fazendeiros sempre tiveram cotas em escolas agricolas e brancos tiveram sempretudo, Negros nada. Em 1837 no Sergipe foi assinada uma lei que que probiaa negros e portadores de doenças contagiosas de frequentar escola. Em 1838 no Rio de Janeiro foi lançada em todas as provincias uma lei que proibia a negros livros ou cativos de frequentar escola pública. Se o negro foi impedido por lei de frequentar escola , como ele chegará lá em igualdade com os brancos. Precisamos de cotas sim. Não que sejamos incapazes,. mas queremos igualdades de condições e oportunidades...

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home