PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 30, 2009

Madonna se recusa a comentar adoção no Maláui

Embora confirmado pelas autoridades, o plano de Madonna adotar uma segunda criança no Maláui não foi comentado pela cantora, que viajou ao país africano neste fim de semana.

Neste domingo, a popstar foi visitar um vilarejo pobre, Chinkhota, e embora assediada por dezenas de jornalistas, não disse nenhuma palavra sobre a intenção de aumentar a família.

Acompanhada da filha Lourdes, 12, disse apenas que estava achando "fantástico" visitar novamente o país onde fundou uma organização de caridade em 2006 e adotou seu filho mais novo, David Banda, 3.

Image and video hosting by TinyPic
Madonna com a filha Lourdes no Maláui, onde quer abrir escola

Em seguida, deixou a vila em um comboio de três jipes, em meio a centenas de pessoas gritando e crianças correndo atrás dos veículos. Nesta segunda-feira (30), Madonna deve comparecer a um tribunal na capital do país, Lilongwe, para assinar papéis relativos à adoção.

Na semana passada, dois funcionários do governo do Maláui informaram que Madonna pretende adotar uma garota de quatro anos chamada Mercy James. A mãe da menina morreu logo que ela nasceu e, embora seu pai ainda esteja vivo, não há informações sobre seu estado.

Críticas

Madonna tem enfrentado críticas por causa da primeira adoção, de David. Grupos de defesa das crianças acusam a cantora de usar sua influência e fortuna para burlar normas de adoção no Maláui, que recomendavam um período de avaliação prévia de 18 a 24 meses.

Image and video hosting by TinyPic
Madonna e o filho David Banda, cujo processo de adoção durou mais de 2 anos

Neste sábado (28), a organização britânica "Save the Children" (salve as crianças) afirmou que ela pode mandar uma mensagem errada sobre adoção caso leve adiante o plano.

O porta-voz da organização Dominic Nutt argumentou que "adoções internacionais podem, na verdade, exacerbar os problemas que elas esperam solucionar". Isso porque, segundo ele, "a existência de orfanatos acaba encorajando os pais a abandonar as crianças na esperança de que elas terão uma vida melhor", disse.

Nutt fez a ressalva de que não pensa que Madonna esteja fazendo algo errado, mas disse que adoções internacionais sempre podem falhar, por causa da burocracia. Ele diz que, exceto em circunstâncias excepcionais, as crianças orfãs devem ser cuidadas por seus parentes ou dentro de suas comunidades.

Pobreza

No Maláui, país devastado pela pobreza no sul do continente africano, estima-se que metade das cerca de 1 milhão de crianças perderam um ou ambos os pais por causa da Aids. Atualmente, 14% dos adultos estão infectados pelo vírus HIV, que causa a doença.

Da população de 13 milhões de pessoas, 65% estão abaixo da linha de pobreza e a maioria dos que vivem nessa condição são mulheres.

No país, Madonna planeja construir uma escola apenas para meninas para melhorar suas oportunidades no futuro.



Fonte: Associated Press

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home