PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 31, 2009

Brasília (DF): CCBB exibe 16 filmes na mostra Clássicos Africanos Restaurados

"Na África, um velho que morre é uma biblioteca que se queima". Essa é a frase que abre o filme senegalês Fad, Jal. Nele, os aldeões testemunham a história do povoado em que as tradições são mantidas oralmente por meio dos anciãos. Esta e outras histórias podem ser assistidas na mostra Clássicos Africanos Restaurados, que começa nesta terça-feira (31/03) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) da capital federal.

A exposição cinematográfica exibirá 16 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, de grandes cineastas africanos. Clássicos Africanos Restaurados é uma parceria com a Embaixada da França e sua Cinemateca. As películas foram restauradas pela Cinémathèqueafrique, entidade que incentiva a produção e a difusão cinematográfica na África e que faz parte do CulturesFrance, órgão de promoção e cooperação cultural francês.



Programação:

Dia 31 de março (Terça-feira)
18h30 - Fad, Jal (113min)
20h30 - Bako, a Outra Margem (109min)

Dia 1º de abril (Quarta-feira)
18h30 - E não havia mais neve... (22min)
- Jom ou a História de um povo (76min)
20h30 - Finzan (105 min)

Dia 2 de abril (Quinta-feira)
18h30 - Finzan (105min)
20h30 - Cartas camponesas (98min)

Dia 3 de abril (Sexta-feira)
18h30 - Bako, a outra margem (109min)
20h30 - Safrana, ou o Direito à palavra (121min)

Dia 4 de abril (Sábado)
16h30 - E não havia mais neve... (22min)
- Jom ou a História de um povo (76min)
18h30 - Taafe Fanga, Poder de saia (103min)
20h30 - Fary L´Anesse (21min)
- O regresso de um aventureiro (34min)
- Os cowboys são negros (15min)

Dia 5 de abril (Domingo)
16h30 - Os combatentes africanos da Grande Guerra (82min)
18h30 - Cartas camponesas (98min)
20h30 - África sobre o Sena (21min)
- Paris é bonita (23min)
- Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Près (14min)

Dia 7 de abril (Terça-feira)
18h30 - Tabataba (79min)
20h30 - África sobre o Sena (21min)
- Paris é bonita (23min)
- Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Près (14min)

Dia 8 de abril (Quarta-feira)
18h30 - Os combatentes africanos da Grande Guerra (82min)
20h30 - Safrana, ou o Direito à palavra (121min)

Dia 9 de abril (Quinta)
18h30 - Taafe Fanga, Poder de saia (103min)
20h30 - Fary L´Anesse (21min)
- O regresso de um aventureiro (34min)
- Os cowboys são negros (15min)

Dia 10 de abril (Sexta-feira)
*Feriado de sexta-feira da paixão

Dia 11 de abril (Sábado)
16h30 - Bako, a outra margem (109min)
18h30 - Fad, Jal (113min)
20h30 - Os combatentes africanos da Grande Guerra (82min)

Dia 12 de abril (Domingo)
16h30 - Finzan (105min)
18h30 - E não havia mais neve... (22min)
- Jom ou a História de um povo (76min)
20h30 - Tabataba (79min)

Sinopses

África sobre o Sena (Afrique Sur Seine,Senegal, 1957)
De Mamadou Sarr e Paulin Vieyra, DVD, p&b, 21min. A África está na África sobre as margens do Sena ou no Quartier Latin? Interrogações "meio-amargas" de uma geração de artistas e estudantes a procura de sua civilização, sua cultura e seu futuro.

Bako, a Outra Margem (Bako, L'autre Rive, Mali/França, 1978)
De Jacques Champreux, DVD, cor, 109min. A lenta imersão na miséria, o desprezo e, por vezes, a morte por que passam milhares de homens deslumbrados pela miragem de "Bako", palavra bambara que significa "a outra margem", utilizada pelos imigrantes nordestinos do Mali para designar a França.

Cartas Camponesas (Senegal, 1975)
De Safi Faye, DVD, p&b, 98min. Serigne Ibra, um camponês abastado e mau caráter, decide se casar. Sua futura esposa deve possuir beleza perfeita e não ter nenhuma cicatriz. Mas, segundo Ibra, as mulheres de sua aldeia não correspondem aos seus critérios de escolha. Um dia, uma jovem belíssima de passado misterioso aparece...

E Não Havia Mais Neve... (Et la Neige n'etait plus..., França/Senegal, 1965)
De Ababacar Samb Makharam. P&B. 22 min. Um jovem bolseiro senegalês regressa da França. O que ele aprendeu? O que ele esqueceu? Que caminho ele irá escolher para o contato com as novas realidades africanas? Os problemas que se colocam na juventude africana expostos com franqueza, coragem e humor.

Fad, Jal (Senegal, 1979)
De Safi Faye. Cor. 113min. Fad,Jal é a crônica de um povoado sérère da região do cultivo do amendoim no Senegal. Os aldeões testemunham, através da fala dos anciãos, a história do povoado transmitida pela tradição oral, e sobre as dificuldades que eles têm para explorar sua terra e para se alimentar de sua produção.

Fary L´Anesse (Senegal, 1989)
De Mansour Sora Wade. Cor. 21min. Ngor e Coumba moram num vilarejo árido no Senegal. Há dois anos Ngor deseja esposar Coumba, mas, uma vez mais, a colheita anual foi ruim: as chuvas irregulares não foram favoráveis para que a colheita do amendoim, única cultura herdada da colonização, proporcionasse ganho suficiente para o casamento.

Finzan (Mali, 1989)
De Mali Cheick Oumar Sissoko. Cor. 105 min. Este filme confronta as tradições patriarcais do Mali, incluindo a controversa questão da circuncisão feminina. A viúva recente Nanyuma se sente livre do tratamento cruel de seu falecido marido. Ela sai da aldeia com sua sobrinha Fili, mas é eventualmente forçado a regressar. Nanyuma percebe que sua única chance de reclamar a sua própria liberdade será abandonando a comunidade.

Jom ou a História de um Povo (Jom ou l'Histoire d'un Peuple. Senegal, 1981)
De Ababacar Samb Makharam. Cor. 76min. O Jom é a origem de todas as virtudes, a dignidade, a coragem, uma certa beleza do gesto, a fidelidade do compromisso, o respeito pelo outro e por si mesmo. Klaly, o feiticeiro africano, encarnação da memória africana, atravessa as épocas para ser uma testemunha da resistência à opressão: a que opõe o colonizador ao povo escravizado, o senhor ao criado, o patrão aos operários.

Os combatentes africanos da Grande Guerra (Les combattants africains de la Grande Guerre, África/França, 1983)
De Laurent Dussaux, dvd, p&b, 82min. Constituído de documentários rodados no Senegal e em Burkina Fasso e de documentos de arquivos, este filme propõe um novo olhar da história, por meio de testemunhos de ex-combatentes sobreviventes e registros históricos e raros, como o embarque das tropas em Dakar, a travessia até a França e a vida nas trincheiras.

Os Cowboys São Negros (Les Cow-Boys Sont Noirs, França, 1966)
De Serge-Henri Moati, DVD, p&b, 15min. Moustapha Alassane, cineasta nigeriano, realizou "O Regresso de um Aventureiro", primeiro western africano. Este filme conta a historia da gravação deste filme de ação e de amor e mostra-nos como é tênue a fronteira entre a realidade e a ficção, o cinema e a vida.

Os Príncipes Negros de Saint-Germain-de-Près (Les Princes Noirs de Saint Germain de Près, Senegal, 1975)
De Ben Diogaye Beye. Cor. 14min. Nas esplanadas de Saint-Germain-de-Près, as jovens brancas que procuram exotismo são as preferidas de efebos elegantes e pretensiosos. A imaginação deles nunca é pouca para entreter e convencer as suas crédulas conquistas. Momentaneamente sem dinheiro, eles não serão ao menos "príncipes" vindos de lendários reinados?

O Regresso de um Aventureiro (Le Retour d´un Aventurier, Nigéria, 1966)
De Moustapha Alassane. Cor. 34 min. De regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia equipamentos de cowboys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la numa cidade do velho oeste americano.

Paris é Bonita (Paris c'est joli, Nigeria, 1974)
De Inoussa Ousseini. Cor. 23min. Um jovem africano chega à França clandestinamente. Em 24 horas ele será enganado e destituído de seus poucos bens. Mesmo assim, após uma noite na capital francesa e apesar de toda sua família ter ficado na África, ele envia uma carta em que escreve "Paris é bonita".

Safrana, ou o Direito à Palavra (Safrana, ou le Droi à la Parole, França, 1978)
De Sidney Sokhona. P&B. 121min. Quatro trabalhadores imigrantes africanos decidem abandonar Paris para frequentar estágios de agricultura numa região rural francesa e depois tentar uma reinserção no seu país de origem.

Taafe Fanga, Poder de Saia (Taafe Fanga, Pouvoir de Pagne, Mali, 1997)
De Adama Drabo. Cor. 103min. O ilustre feiticeiro africano Sidiki Diabaté nos convida para a falésia de Bandiagara, ao passado do povo Dogon . L'Albarga, a máscara dos espíritos da falésia, símbolo de poder, cai nas mãos de Yayème, uma adolescente, e provoca uma desordem em Yanda. As mulheres trocam a saia pelas calças dos homens. Maldição? Castigo Divino? O poder das mulheres se instala. A nova ordem resistirá a todas as contradições?

Tabataba (Madagascar, 1987)
De Raymond Rajaonarivelo. P&B. 79min. Em 1947, os habitantes da aldeia de Tanala na costa leste de Madagáscar, participam da grande revolta contra a colonização francesa. A história da insurreição e da sua repressão é vivida através dos olhos de Solo, jovem rapaz para quem a vida quotidiana e a infância nunca serão abaladas.


Local: Centro Cultural Banco do Brasil - SCES, Tr. 2, Lt. 22 - Asa Sul - 3310-7087
Preço inteira: Entrada franca
De: 31/03/2009
Até: 12/04/2009

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home