PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 22, 2009

Secretaria de Assistência Social do Rio lança Disque-Racismo

Rio - Como parte das políticas de promoção da igualdade racial, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lançou nesta quinta-feira o Disque-Racismo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, pelo telefone (21) 2334-5591. O lançamento é alusivo ao Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, que se comemora neste sábado (21/03).

Na cerimônia de implantação do serviço, no auditório do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, também foi oficializada a posse do Comitê Diretivo do Fórum Estadual Intersetorial Voz aos Povos e apresentado o trailer do documentário Voz dos Quilombos, produzido pela Secretaria, por meio da Superintendência de Igualdade Racial.

O longa-metragem é resultado de dois anos de pesquisa em quatro comunidades quilombolas do estado: São José da Serra (Valença), Santana (Quatis), Alto da Serra (Rio Claro) e São José do Pinheiral (Pinheiral). A obra está em fase final de edição e terá por volta de 1h10 de duração. Ainda pelo projeto, serão produzidos mais cinco filmes, abordando outras regiões de quilombos, sendo o último deles um apanhado sobre toda a pesquisa.

A secretária Benedita da Silva ressaltou que é longa a luta pela eliminação das diferenças.

"A discussão se encontra em todos os setores. A nossa superintendente de Igualdade Racial, a atriz Zezé Motta, aqui presente, é um exemplo da resistência do negro nas artes, e a trajetória tem que continuar. Nas políticas públicas, há maneiras significativas de se lutar, e o Disque-Racismo vem para cumprir esse papel", declarou a secretária.

A subsecretária de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Betânia Freitas, afirmou que o Disque Racismo se agrega às demais políticas, para que o conjunto delas proporcione os resultados desejados. Na ocasião, a secretária Benedita da Silva, a subsecretária Betânia Freitas e a superintendente Zezé Motta assinaram a resolução que empossa o Comitê Diretivo do Fórum Estadual Intersetorial Voz aos Povos: Quilombolas, Assentados e Acampados Rurais, Indígenas e Pescadores Artesanais.

O Comitê tem como objetivo estreitar o canal de articulação das comunidades com as políticas públicas e reúne em torno de 300 representantes oriundos das secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e Defesa Civil e do Ambiente, além da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro, do Instituto Terra de Preservação Ambiental e dos Centros de Pesquisa da Uerj, UFRJ e UFF.




Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home