PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

December 06, 2008

Ritmos africanos se encontram em festival de dança de Salvador

Em Salvador, acontece até hoje, sábado, o primeiro encontro internacional dos ritmos vindos da África, uma troca de cultura entre vários países



Em Salvador, acontece até hoje o primeiro encontro internacional dos ritmos vindos da África, uma troca de cultura entre vários países.

O movimento que a professora ensina a meninos e meninas vem das folhas das árvores. Eles aprendem também o movimento dos animais, dos caçadores, da chuva que corre pelo chão e dos raios que caem do céu.

Pela dança e pelo domínio do corpo, as crianças aprendem a respeitar a natureza. Sem que elas se dêem conta, estão aprendendo também a dança dos orixás do candomblé.

Para entender melhor como a dança interfere na cultura baiana e de outros países, dançarinos, professores e coreógrafos participam em Salvador do primeiro Encontro Internacional de Dança Negra. As aulas são sempre lotadas, e o ritmo é marcado por tambores africanos e brasileiros, todos com inspiração no candomblé ou nos ritos tribais de países como o Senegal.

Depois dos ensaios, o destino são os palcos. No festival, a dança não fica restrita aos ambientes fechados. Os grupos se apresentam em palcos no centro histórico e em bairros da periferia de Salvador.

O ritmo que veio da África também é levado para as praças em aulas públicas, como as dadas pelo coreógrafo norte-americano Cleyde Morgan. Para o coreógrafo de 68 anos e corpo de adolescente, é na rua e na praça que a dança negra se mantém viva. “Cada um vai para seu canto repetir esse processo. A coreografia não é minha, é de muitos lugares. São sementes, apenas”, ele diz.


Assista a matéria:





* Sugestão de matéria enviada por nossa leitora Mariene de Angra dos Reis RJ

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home