PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

December 01, 2008

Curiosidades: Deise Nunes, a primeira Miss Brasil negra

Image and video hosting by TinyPic


Deise Nunes de Souza, conhecida pelo nome de Deise Nunes (Porto Alegre, 30 de março de 1968), foi a quarta representante do Rio Grande do Sul a ser coroada Miss Brasil, em concurso realizado na cidade de São Paulo, no dia 17 de maio de 1986.

Descoberta em 1984 pelo então diretor social do Sport Club Internacional, Paulo Franchini, representou o clube no concurso Rainha das Piscinas do mesmo ano, sagrando-se vencedora de um dos certames de beleza mais importantes do seu estado na época. Foi a primeira negra brasileira a disputar o Miss Universo, sendo uma das semifinalistas: sua classificação foi o sexto lugar. Ainda foi a segunda colocada no quesito traje típico.

Após fazer sua sucessora, Deise passou a ser destaque no Carnaval carioca, desfilando por alguns anos como rainha de bateria da escola de samba União da Ilha. onde deixou o posto após o carnaval de 2004.

Em 1988, Deise fez uma ponta num dos episódios do seriado Tarcísio e Glória (já extinto), na Rede Globo. Na mesma emissora, foi convidada do júri do Cassino do Chacrinha em algumas ocasiões. Na primeira aparição, exibida em 23 de março de 1987, ela ainda era Miss Brasil.

Atualmente, Deise comanda o programa de televisão Terceiro Setor, exibido em um dos canais da NET Porto Alegre. A experiência a estimulou na decisão de trocar as passarelas do carnaval gaúcho (a última escola em que desfilou foi a Unidos de Vila Isabel) pela vida acadêmica, no início de 2007. Agora, ela pretende fazer curso de jornalismo.

Em 2003, foi jurada do concurso de Miss Brasil no qual elegeu Gislaine Ferreira como a mais bela do país. No ano seguinte, ela e outras 31 ex-misses Brasil foram homenageadas na festa de 50 anos do Miss Brasil, realizada em São Paulo.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home