PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

October 19, 2008

Martin Luther King, ícone da paz e da igualdade

Há 44 anos, pastor evangélico negro recebia o prêmio Nobel da Paz.


Image and video hosting by TinyPic

Há 44 anos, o prêmio Nobel da Paz era entregue a um dos maiores líderes da luta contra o racismo, o norte-americano Martin Luther King Jr. A sua ação pacifista em busca da igualdade de direitos para todos os americanos fez dele a pessoa mais jovem a receber o prêmio, em 14 de outubro de 1964.

Luther King nasceu em 1929, em Atlanta. Formou-se em Sociologia e em Teologia, tornando-se pastor da Igreja Batista em Montgomery, Alabama, no ano de 1954. Em 1955, promoveu um boicote aos ônibus da cidade em protesto contra a segregação racial que havia nos transportes. A campanha durou 381 dias, nos quais Luther King sofreu ameaças de morte, mas conseguiu alcançar o seu objetivo. A Suprema Corte americana tornou ilegal a discriminação racial no transporte público.

Seguidor das idéias de Gandhi, Luther King continuou promovendo marchas e protestos pela igualdade racial de modo pacífico. Foi preso várias vezes, mas não desistiu de seu ideal, marcado pelo discurso famoso, Eu tenho um sonho (acesse o link abaixo para ler o discurso na íntegra).

http://www.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/download/discursodemartinlutherking.pdf

Realizado por ocasião da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, em agosto de 1963, quando King falou a mais de 200 mil pessoas sobre a igualdade desejada entre negros e brancos.

Assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee, Luther King continua vivo na memória dos Estados Unidos e do mundo por sua luta, pelo exemplo de cidadania e de fraternidade entre raças e povos. Em 1986, os Estados Unidos instituíram o Dia de Martin Luther King, feriado nacional, celebrado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro.



Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home