PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

October 14, 2008

Jovens quilombolas do Rio discutem titulação de terras e regularização fundiária

Jovens de comunidades remanescentes de quilombos do estado do Rio reuniram-se neste fim de semana na cidade de Campos, norte fluminense, para discutir cidadania e os problemas dos locais onde vivem. Eles conversam sobre a titulação dos territórios que ocupam e as novas regras de regularização fundiária, publicadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no começo do mês.

Do quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, sul fluminense, Emerson Luís Ramos, de 22 anos, destaca que sem a titulação do território, muitos quilombolas não têm acesso às políticas públicas de saneamento básico, desenvolvimento sustentável e luz elétrica, por exemplo.

"Nesse espaço vamos falar de políticas para juventude dos quilombos e as coisas que nos influenciam como a questão fundiária, principalmente. Sem a terra, não conseguimos nada. Queremos também ver formas de reverter pontos da nova instrução do Incra, que passou por cima de nós e ficou mais lenta e burocrática", disse.

Esse foi o primeiro encontro da juventude quilombola do estado. Reuniu mais de cem pessoas e foi organizado pelo governo estadual em parceria com a Associação de Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), que desde agosto visitou os cerca de 30 quilombos fluminenses, convidando os jovens a participarem do evento.

Segundo a assessora da Superintendência de Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Supir), Lelete Couto, um dos objetivos do encontro, realizado no município com o maior número de comunidades remanescentes de quilombos no estado, é chamar atenção dos jovens sobre a situação de suas comunidades e organizar as reivindicações do grupo.

"Queremos levantar o número e as demandas das comunidades do Rio de Janeiro para poder orientar nossas ações. Esse é um contato para isso", disse. "Outro fator relevante é juntar essa turma, porque as atuais lideranças estão no movimento há muito tempo em busca da titulação, processo que, nós sabemos, é muito lento".

Representando o quilombo de Marambaia, que fica na Ilha de Mangaratiba, o adolescente Marcel Silva, 17 anos, disse que o encontro é também uma forma de trocar soluções para os problemas que as comunidades têm em comum. "Do mesmo jeito que aprendemos a lidar com água, fervendo e filtrando, podemos ensinar aos outros".

O encontro terminou neste domingo (12/10). Além de debates sobre juventude, saúde, educação e cultura, os participantes conheceram a comunidade quilombola de Conceição do Imbé, que fica a cerca de 40 quilômetros da cidade de Campos.



Fonte: Agência Brasíl

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home