PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 20, 2008

Centenas de pessoas se unem em defesa da liberdade religiosa no Rio

No domingo (21), praticantes de diferentes religiões fazem uma manifestação em defesa da liberdade religiosa. É mais um passo para o fim do preconceito.



A Praia de Copacabana é o cenário da caminhada. Representantes da Federação Israelita, da Diocese Anglicana do Rio e do candomblé vão participar da manifestação contra intolerância.

“É um passo importante para garantir um princípio constitucional, que é a liberdade religiosa e também a liberdade de expressão”, afirmou o representante do candomblé Ivanir dos Santos.

A caminhada em defesa da liberdade religiosa sai do Praça do Lido em direção ao Posto 5 a partir das 9h.

“As injustiças sociais, a falta de direitos humanos, a dignidade humana, tudo isso são objetos da nossa luta de reunirmos todas as religiões juntas para transformar este mundo possível de se habitar”, disse o representante da Igreja Anglicana, Dom Celso de Oliveira.

“A sociedade tem que acreditar que nós estamos, de fato, numa luta contra a intolerância, porque denunciar e não acontecer nada dá um descrédito à própria sociedade”, acreditao presidente da Federação Israelita, Sérgio Niskier.

O movimento é para evitar casos como o que aconteceu em um centro espírita no Catete, em junho. Quatro jovens invadiram a casa e quebraram imagens. O grupo não foi processado por discriminação religiosa. A punição foi mais leve.

“Apenas cesta básica e uma multa de R$ 400 para dividir pelos quatro jovens. Ficou enquadrado como vandalismo”, lembra Fátima Damas, presidente da Confederação Espírita Umbandista.

Os integrantes do centro espírita também da caminhada de Copacabana.

“Que possamos, a partir de agora, acabar com o preconceito com a religião e viver em paz e em harmomia”, disse Edimar Castelo Branco, presidente do centro espírita.

O crime contra discriminação religiosa prevê uma pena que varia de um a três anos de prisão. A comissão que organiza a caminhada de domingo (21) sugeriu à Secretaria Estadual de Segurança a criação de uma delegacia específica para tratar desses casos. O pedido está sendo estudado.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home