PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 19, 2008

Araraquara (SP) e região: Curso de capacitação para promoção da igualdade racial ainda tem inscrições abertas

A Prefeitura de Araraquara, por meio da AEPIR (Assessoria Especial de Promoção da Igualdade Racial), iniciou ontem, no Centro de Referência Afro, a quarta turma do curso Quesito Cor - destinado à capacitação de gestores, técnicos e professores municipais - trazendo uma novidade: está aberto a todos os interessados.

O curso é uma oportunidade para refletir sobre as relações raciais no Brasil e ajudar a cidade na formulação de políticas públicas que promovam a igualdade racial. O programa discorre sobre aplicação da lei municipal nº 6.448/06, que obriga a inclusão do quesito cor nas fichas de atendimento das secretarias e coordenadorias municipais, bem como em todos os órgãos públicos municipais de atendimento à população.

Washington Lúcio Andrade, assessor especial de Promoção da Igualdade Racial, convida a população a participar do curso. De acordo com ele, mesmo as aulas já tendo sido iniciadas, os interessados ainda podem integrar a nova turma. "O curso pretende introduzir a questão das políticas públicas destinadas à população afro-descendente, focando especificamente a nossa cidade. Faremos um histórico da temática em Araraquara, assim como um panorama das ações realizadas nos últimos anos. Além disso, claro, será introduzida a lei do quesito cor, neste quadro mais geral", comenta o assessor.

As aulas são ministradas às quartas-feiras, pela manhã ou à tarde. Desta edição participam 150 servidores, divididos em duas turmas. A capacitação dura oito semanas, e deve seguir até dezembro.

O curso promove uma formação básica sobre relações raciais no Brasil, proporcionando o debate de questões relativas ao racismo, à violência por ele produzida e às estratégias para combatê-lo. Dentro desta proposta, são discutidos projetos de ações afirmativas construídas no Brasil; o papel do movimento social negro; a visibilidade da população negra em Araraquara e as possibilidades de ação dos gestores e técnicos da Prefeitura como mediadores de uma educação que valorize a diversidade étnico-racial nos diversos setores onde atuam. O Quesito Cor é uma iniciativa do Centro de Referência Afro em parceria com o NUPE - Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP, que trabalha com pesquisa e formação sobre relações raciais no Brasil.

Os interessados ainda podem procurar o Centro de Referência Afro para mais informações e inscrição no curso.

O endereço é Av. Duque de Caxias, nº 660, no Centro, e o telefone, (16) 3322-8316.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home