PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 16, 2008

CULINÁRIA AFRICANA - GOSTOSO ATÉ DE VER!!

por IBRAHIMA GAYE*

Image and video hosting by TinyPic

Mafé

A receita de hoje é de um prato comum na região ocidental da África, chamado MAFÉ, feito à base de carne com legumes e um molho de amendoim. Além de muito saborosa, é uma comida forte, suculenta e preparada com ingredientes fáceis de encontrar. A carne pode ser também de frango ou de peixe, mas a receita de hoje será com carne bovina. Esta receita serve 10 pessoas.

Ingredientes

1 kg de carne de boi picada (recomendo patinho)
Uma lata de massa de tomate
500g de amendoim torrado e moído (sem sal nem açúcar)
500g de cenoura
500g de batata
500g de mandioca
500g de batata doce repolho
Folhas de louro
100g de alho
Três cebolas
Sal
2 tabletes de caldo de carne
óleo
Um litro e meio de água filtrada

Se você quiser, pode diminuir ou aumentar as quantidades proporcionalmente, de acordo com o número de pratos que deseja servir.

Agora saiba como se faz

Primeiro, refogue a carne temperada com sal junto com a cebola e o alho. Deixe dourar, mas sem deixar fritar. Vai subir aquele cheirinho irresistível de refogado. Quando formar um caldinho na panela, acrescente a massa de tomate e o amendoim. Coloque também a água, as folhas de louro, o caldo de carne e sal a gosto. Mexa bem para dissolver toda a massa de tomate e espere ferver. Quando o caldo começar a engrossar, coloque os legumes picados. Lembre-se de picar a cenoura em pedaços menores, porque ela demora mais a cozinhar. Deixe fervendo e cozinhando... Quando o caldo estiver bem grosso e os legumes estiverem cozidos, está pronto o seu mafé! Sirva com arroz branco e salada, se quiser.



*IBRAHIMA é diretor executivo do Centro Cultural Casa África em Minas Gerais

Fonte: Revista Raça Brasil

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home