PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 05, 2008

Livro sobre menino de rua negro ganha prêmio Barco a Vapor

"Pivetim - um romance proibidão", do escritor Délcio Teobaldo,
ganha o maior prêmio da literatura infanto-juvenil.


Image and video hosting by TinyPic
Délcio Teobaldo


Um livro que conta a história de um menino de rua negro ganhou o maior prêmio brasileiro da literatura infanto-juvenil, o Barco a Vapor. Escrito pelo jornalista Délcio Teobaldo, o livro Pivetim - um romance proibidão traz a realidade das crianças de rua, negras em sua maioria.

Délcio escreveu o livro paralelamente a uma pesquisa que estava fazendo sobre a vida do escritor Machado de Assis. Percorrendo os caminhos da infância de Machado, o jornalista manteve contato com vários meninos de rua. A partir da observação, escreveu o livro, atento às questões social e racial."A questão racial não está nem implícita, está explícita, porque ele (o Pivetim) é negro. A maioria dos meninos de rua é negra", disse.

O escritor não esperava a premiação: "Só depois que ganhei o prêmio é que fui reler o livro", conta. Além disso, Délcio causou surpresa aos organizadores do prêmio, pois tinha se inscrito com o pseudônimo de Nadir Serra. "Eles pensaram que era uma mulher de alguma ONG, uma assistente social. Achavam impossível um jornalista ter essa visão", disse.

A partir de agora Délcio espera que o livro ganhe mais visibilidade e sensibilize os leitores. "Se o Pivetim conseguir sensibilizar alguém para que, ao invés de fechar o vidro do carro, dê oportunidade ao menino de rua, o mundo vai poder ser um pouco melhor", afirmou.

O prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil é promovido pela Fundação SM. Os livros inscritos têm de ser inéditos e estar em uma das quatro séries da coleção: leitor iniciante (6 e 7 anos), em processo (8 e 9 anos), fluente (10 e 11 anos) e crítico (12 e 13 anos). O prêmio foi entregue no dia 26 de agosto, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O escritor Délcio Teobaldo recebeu o troféu Barco a Vapor e R$ 30 mil.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home