PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 11, 2008

Seminário debate representações do ex-escravo Lucas da Feira na BA

Estudiosos da história de Feira de Santana, alunos do curso de história, professores da educação básica das redes pública e privada de ensino, profissionais de comunicação. Eis o público alvo do I Ciclo de Debates - Ensino de História e Memória, que vai discutir a história local a partir das representações do ex-escravo Lucas da Feira

O evento, organizado pelo Departamento de Educação, Colegiado e DA de História, acontecerá nos próximos dias 26 e 27, no auditório Victor Meyer, módulo VII do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Tema de trabalhos acadêmicos, de publicações da literatura de cordel e de discussões polêmicas entre vários segmentos da comunidade feirense, Lucas da Feira terá a sua história colocada em debate.

A professora Maira Paniago Cardoso, uma das coordenadoras do evento, disse que o objetivo é criar um espaço de discussão e reflexão. O evento é a primeira atividade do projeto, cuja meta é integrar as áreas de ensino e pesquisa em história.

Serão debatidos os temas "Ensino de História e História Local: por uma reflexão-ação a partir da história de Lucas da Feira"; "Por uma História Conseqüente: memórias sobre a história de Lucas da Feira"; e "Das Intenções às Ações: a luta pela (re)afirmação de um lugar para Lucas da Feira na história de Feira de Santana".

Os palestrantes serão professores da Uefs e da Uneb e representantes de segmentos da comunidade.



Fonte: www.cultura.ba.gov.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home