PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 27, 2008

Zimbábue: violência e miséria marcam a eleição de mais um ditador na África

Image and video hosting by TinyPic

ASSISTA AO VÍDEO DESTA REPORTAGEM ACESSANDO O LINK ABAIXO:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM847410-7823-ZIMBABUE+VOLTA+AS+URNAS,00.html

O mundo assiste a uma farsa: a das eleições no Zimbábue. O país, que fica no sudeste da África, volta às urnas para eleger, praticamente à força, o ditador de sempre: Robert Mugabe. Com a desistência da oposição no segundo turno, Mugabe é candidato único.

O Zimbábue nem sempre foi palco de miséria e de violência. A antiga Rodésia foi colônia britânica até 1980, quando conseguiu a independência e mudou de nome.

Seu atual presidente, Robert Mugabe, foi um dos que mais se empenharam para a libertação do país. Ele se tornou o primeiro presidente do Zimbábue e se manteve no poder vencendo as últimas seis eleições.

Segundo opositores, Mugabe sempre venceu usando estratégias como intimidação de eleitores e manipulação de resultados. Durante os 28 anos de governo, um dos territórios mais ricos e prósperos do continente africano, com grandes jazidas de ouro, se transformou num país com um dos maiores índices de fome, desemprego e violência do mundo.

A crise se agravou a partir de 2000, quando Mugabe decidiu confiscar as terras de fazendeiros brancos para assentar trabalhadores negros. A economia do país registra uma inflação de mais 100.000% ao ano.

Eleitores insatisfeitos provocaram a ira do ditador. A polícia age com violência para evitar os protestos e as manifestações contrárias ao governo.

Organismos de direitos humanos denunciam prisões, mortes, torturas e perseguições a opositores. A ONU estima em, pelo menos, 85 o número de mortos, além de milhares de desabrigados e centenas de presos políticos.

A vitória no primeiro turno foi o mais longe que a oposição já chegou numa eleição na história do Zimbábue. Mas a renúncia do candidato opositor, provocada pela onda de violência, foi inevitável. Robert Mugabe, que tem 84 anos, diz que, enquanto ele viver, a oposição não governa o país. Ele parece estar usando todos os métodos que conhece para manter a promessa.


Fonte: Bom Dia Brasil - Rede Globo

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home