PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 03, 2008

I Conferência "Cuiabá Abraça a África"

Laços históricos e culturais foram a tônica que reuniu cerca de 1,3 mil pessoas, entre educadores e representantes de diversas entidades sociais, na I Conferência "Cuiabá Abraça a África", realizada na última quinta-feira (29/05) pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O objetivo do encontro foi discutir uma educação que valorize a diversidade étnico-racial, já implementada na rede básica de ensino do município, que contribua para o combate ao racismo e visa o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania.

Apresentações cívicas e culturais marcaram a abertura do evento com execução do Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Negritude e a Dança do Chorado.

Durante a solenidade, o secretário de Educação da Capital, Carlos Carlão Pereira Nascimento, afirmou que a atual administração é comprometida com as políticas públicas de inclusão social. Na oportunidade, o secretário citou o Plano Educação na Diversidade, desenvolvido pela SME, que tem o objetivo de garantir não só o acesso, mas também a permanência e o progresso de uma educação de qualidade para todos os alunos.

Entre as ações desse plano o secretário citou o "Projeto Abraço", que trabalha o ensino na perspectiva das relações étnico-raciais. "Nessa ótica de aprendizagem, aprendemos ter orgulho das nossas raízes", concluiu.

Segundo o conselheiro da Embaixada da República de Moçambique, Agostinho Alberto Timana, o "Abraço" é "um compromisso com a causa negra e a igualdade de direitos". Ele ainda salientou que sem a educação, um povo não sai da sua condição de inferioridade.

O ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul, Eurídio Bem-Hur Ferreira, autor da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório nas escolas do Ensino Fundamental e Médio, das redes oficiais e particulares, o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, também esteve presente à conferência e afirmou que o povo brasileiro começa a avaliar seus governantes pela sua capacidade de criar valores e tolerância. "Quando, em sala de aula, se trabalha a auto-estima da criança, a ensinamos a trabalhar a diferença".

E todas as iniciativas de inclusão social passam, segundo o 1º secretário da Embaixada da República de Angola, José Golgo, pela vontade política de pela coragem dos governantes. "Prova disso é que estamos aqui. Tudo indica que houve coragem".

O encontro também foi marcado pelo depoimento de escolas municipais que já trabalham com as questões étnico-raciais, como a Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica.

A coordenadora pedagógica da unidade, Antônia Corsina Lima dos Anjos, fez um relato das atividades desenvolvidas há mais de 10 anos na escola que valorizam as diferenças culturais e se preocupa com os afro-descendentes. "Despertamos, nas crianças, o desejo de conhecer a cultura da África". Segundo a educadora, o trabalho é fruto do compromisso da equipe gestora e professores da escola. "Para realizar um bom trabalho, os profissionais têm q ter postura, vivência e ética", finalizou.

Após saudar os participantes do evento, o prefeito o Wilson Santos disse que o Brasil precisa resgatar dívidas com a marca mais ostensiva, dolorosa e cruel que a humanidade carrega, a escravidão. "São cinco milhões de africanos que ajudaram a construir o caráter do brasileiro. Essa construção foi dolorosa, marcada pela postura discriminatória, pois esse povo não teve acesso à escolaridade e ao processo político, além de terem suas crenças abafadas", declarou.

Também participaram da conferência o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Cabo Verde, Daniel Pereira, o representante do Ministério das Relações Exteriores da África I, Antônio Augusto Martins César, o presidente da Câmara do Comércio Afro Brasileiro do Brasil/Nigéria, o editor do jornal eletrônico Bureal Folcome, a presidente Nacional do Movimento Negro do PDT , Edialeda Nascimento, o secretário Estadual do Movimento Negro do PDT, Aurélio Augusto Gonçalves da Silva, a deputada Federal por MT, Thelma de Oliveira, o secretário de Educação do município de Tapurah, Marcos Ailto da Silva, e o representante da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Edivá Pereira Alves.



Fonte: www.odocumento.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home