PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 22, 2008

Dicas de livros

Os Sons dos Negros no Brasil
Image and video hosting by TinyPic

Autor(a): Tinhorão, José Ramos
Editora : EDITORA 34

Muito se fala sobre a influência dos povos africanos na formação de nossa cultura, mas pouco se sabe sobre as origens desse processo. Ao contrário da historiografia mais tradicional, que praticamente ignorou a contribuição das camadas economicamente menos favorecidas de nossa sociedade, José Ramos Tinhorão resgata neste livro os primeiros registros das manifestações musicais dos negros no Brasil.


Preço: Em torno de R$30,00



Reis Negros no Brasil Escravista
Image and video hosting by TinyPic

Autor(a):Souza, Marina de Mello e
Editora: UFMG

O enfoque do livro é o de buscar traçar o processo histórico no qual as festas de coroação de rei congo se constituíram, privilegiando a perspectiva do encontro de culturas diferentes, que, em dado contexto de dominação social, produziu manifestações culturais mestiças. Para tanto, foi necessário aprofundar o conhecimento da história e da cultura da África Centro-Ocidental, que compreende a região chamada pelos portugueses, dos séculos XVI ao XIX, de Congo e Angola, e preencher uma lacuna nos estudos de manifestações culturais afro-brasileiras, no que diz respeito às contribuições do mundo banto. O livro é dividido em cinco capítulos - 'Reis, tios e símbolos'; 'Catolicismo e poder - o caso congolês'; 'Povos em contato - comércio, poder e identidade'; 'Realeza negra no novo mundo'; e 'Congadas e cristianização'.


Preço: Em torno de R$30,00

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home