PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 27, 2008

Justiça quer confirmar se escolas ensinam cultura afro-brasileira

Publicada em 18/06/2008 às 21h55m

Jornal O Globo

RIO - Uma liminar concedida, na segunda-feira, pela juíza Teresa de Andrade Castro Neves, da 2ª Vara de Fazenda Pública, determina uma perícia nos currículos de escolas particulares e públicas do Rio para verificar se elas estão cumprindo a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o estudo de cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio.Os estabelecimentos terão cinco dias para apresentar seus currículos.
A lei federal, de 9 de janeiro de 2003, estabelece que o conteúdo programático inclua o estudo de História da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional.



Enviado pela Profª Graça Gonçalves

1 Comments:

  • At 8:10 pm , Blogger TERRACOTA Cultura e Eventos said...

    Boa noite.
    É duro ter que admitir que se necessite a confirmação do cumprimento de uma lei.
    Sou educadora e nestes anos de magistério, vi muito pouco sendo realizado no que se refere ao respeito pela cultura afro descendente.
    Conta-se à dedo fatos concretos,principalmente fora dos grandes pólos culturais do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais.
    Será que o resultado da averiguação será divulgado?
    Aguardaremos notícias.

    Atenciosamente,

    Célia Cristina Silva de Oliveira - Campo Grande - Rio de Janeiro

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home