PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

February 11, 2008

Cultura Negra & Hip Hop: A mesma coisa?

As pessoas parecem atribuir o sucesso da cultura Hip Hop entre as massas devido ao fato assumido que Hip Hop é cultura negra. É um engano, mas que eu posso entender, pelo fato de que a maioria das pessoas envolvidas com o Hip Hop são negras.Entretanto, quando você assiste a televisão, você não vê muito Hip Hop, ou até mesmo rap. Só a MTV passa vídeos de rap, (mas não significa que os artistas são do real Hip Hop). Assim, quando o telespectador casual caminha ao longo da "seção de Rap/R&B/Hip-Hop" do canal, o que aparecem são faces negras. Então, é natural para o telespectador casual pensar que Hip Hop é cultura negra.Eu estou aqui hoje para desafiar este mito. E isso é justamente o que é: um falso mito. Seguramente, a maioria dos emcees expostos são afro-americano, mas e sobre o DJs? E sobre os escritores de graffiti? E sobre os b-boys e b-girls? E sobre todas as pessoas que respeitam a cultura e seguem isto e amam isto? E sobre as pessoas que contribuem para revistas de Hip Hop e zines? Se pudéssemos contar todas essas pessoas, poderíamos ver facilmente que esse Hip Hop não é nenhuma cultura negra.Não partiu como cultura de negro, ou, porque Hip Hop sempre foi sua própria cultura. Me deixe dizer isso novamente, por via da dúvida se você não pegou isso: Hip Hop sempre foi sua própria cultura. Nem todos os pais e padrinhos do Hip Hop eram afro-americanos. Os breakers originais eram negros e na maioria hispanicos. O primeiro escritor de graffiti, Taki, era grego. Falando de graff, "Visto" não é preto. Eu poderia ir sem parar, mas seria bastante longo e chato, assim eu pararei um pouco por aqui com meu ponto que o Hip Hop é composto de raças diferentes, grupos étnicos diferentes, estilos diferentes, e culturas diferentes. Hip Hop ainda é composto de todas estas coisas, como também grupos de idade diferentes, nacionalidades diferentes, e diretamente com pessoas diferentes.Assim, você pode ver por que as pessoas no Hip Hop não estão agindo na cultura negra? Você pode ver por que as pessoas precisam saber a verdade, que o mito da Cultura afro-americana é diferente de Hip Hop, embora os dois têm uma relação. Cultura asiático-americana é diferente de Hip Hop, embora os dois têm uma relação. Cultura hispânico-americana.... etc. Você sabe o que eu estou tentando dizer. Hip Hop é sua própria cultura.


por Daniel Tocha -para o site www.consubter.rg3.net

1 Comments:

  • At 6:18 pm , Blogger WeAreAllOne said...

    obrigado por postar meu texto sobre Hip Hop e Cultura Negra.
    convido a conhecerem no meu blog os principais fatos que contribuiram com a cultura hip hop desde o inicio ate os dias de hoje.
    abraços,
    Daniel

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home