PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

February 05, 2008

Show do Ilê Aiyê transforma Quito no Equador

Image and video hosting by TinyPic

Quito/Equador - Um público de aproximadamente três mil pessoas lotou o espaço Itchimbía, onde aconteceu o primeiro show do grupo afro-baiano Ilê Aiyê, em Quito, Equador, na quinta-feira (31). As pessoas esperavam o início do show sentadas nas cadeiras ou no chão, mas os tambores, a dança, a música e alegria do Ilê fizeram a platéia ficar em pé, dançar e cantar.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, assistiu a todo o show, juntamente com o embaixador do Brasil no Equador, Antonino Marques Porto. A apresentação durou cerca de duas horas e contagiou todo o povo equatoriano e os brasileiros, que puderam matar a saudade do carnaval baiano.

O frio e a neblina de Quito não conseguiram superar o calor provocado pela energia do Ilê. Por duas horas, Quito se transformou na cidade de Salvador em pleno carnaval. O público pulava, dançava e sambava, conduzidos pelos cantores e dançarinos do grupo. Com um repertório de 20 músicas, o Ilê Aiyê deu um espetáculo de beleza afro-brasileira, tanto nas canções, como no figurino.

Ao final do show, Zulu Araújo agradeceu a presença do público, especialmente do embaixador Antonino, e convidou todos a visitarem o Brasil. Depois dos gritos de bis da platéia, o Ilê cantou a última música, trazendo as pessoas para dançar no palco, que pareceu um bloco de carnaval de rua.

O sucesso do grupo foi tanto, que as pessoas foram até o camarim depois da apresentação, para tirar fotos e pedir autógrafos. "Achei muito interessante conhecer a cultura afro-brasileira, sua alegria, seu carisma para fazer chegar ao público o que eles sentem enquanto dançam, cantam e tocam. Foi muito lindo!", disse a equatoriana Diana Lalangui.

O próximo show do Ilê será em Ambato, no dia 2 de fevereiro, na Fiesta de lãs Flores y de las Frutas. Nesta sexta-feira (1), o grupo já estará em Ambato para participar da abertura do evento, que contará com a presença do presidente da República do Equador, Rafael Correa.


Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home