PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

January 20, 2008

Capoeira: A arte da paz

ENTRE NO RITMO DESSA DANÇA DE ALEGRIA QUE MEXE COM O CORAÇÃO E LUTE CONTRA QUALQUER TIPO DE OPRESSÃO, SEJA ELA FÍSICA, ECONÔMICA, CULTURAL OU PSICOLÓGICA

Image and video hosting by TinyPic

"O GINGADO É A ALMA DA CAPOEIRA!", eis as palavras do saudoso baiano Manoel dos Reis Machado, o inesquecível Mestre Bimba. Ele fundou o Centro de Cultura Física e Luta Regional, na cidade de Salvador, em 1932, criando uma cara nova para o esporte, com outros movimentos e até código de comportamento. Dando continuidade ao trabalho de Mestre Bimba, um de seus formados, Mestre Airton Moura fundou a Federação Paulista de Capoeira, Sociedade Civil de Direitos Privados, que tem como objetivo, direta ou indiretamente, regulamentar, difundir e incrementar a capoeira nos seus múltiplos aspectos respeitando a diversidade. "O jogo de capoeira não possui características violentas, perdeu o objetivo principal do tempo da escravidão, que era a luta pela liberdade", quem garante é o mestre Nelson de Souza Águiar, de 39 anos.
"Capoeira transforma vidas. É cultura brasileira, arte, dança, jogo, brincadeira, alegria e amor. A sua prática traz vários benefícios para o ser humano. Na parte física, é o esporte mais completo que existe, pois, por meio de uma riqueza de movimentos, trabalha várias partes do corpo, melhorando o condicionamento e o controle emocional", reforça o paulista que pratica a arte há 30 anos. Mestre Nelsinho, como é conhecido nesse meio, iniciou o contato com a capoeira aos 10 anos. De lá para cá, o amor pelo esporte se fortalece a cada dia. "Como eu era muito rebelde, vivia brigando na escola, aos poucos fiquei mais calmo, fiz novas amizades e aprendi que a violência só nos destrói e gera ódio em nossos corações. Após oito anos treinando, meu mestre disse que eu estava pronto para ensinar e aconselhou-me a fazer cursos para aprimorar minha formação. Anos depois, recebi a graduação de mestre de capoeira. Hoje, sou um novo homem."


GRADUAÇÃO E O BATIZADO

Os capoeiristas são graduados de acordo com os seus conhecimentos e com o tempo de prática no esporte. Cada graduação é representada por uma cor de corda, que, juntas, têm as cores da nossa bandeira - a primeira a ser amarrada na cintura é a verde. O batizado representa o momento em que cada pessoa recebe a sua primeira graduação pelo grupo. Nesse dia eles deixam de ser pagãos, pois durante o evento é costume entre os grupos dar um apelido ao capoeirista. O apelido é uma tradição desde os tempos em que a capoeira era considerada uma arte marginal e os capoeiristas, obrigados a usar codinomes para não serem identificados pela polícia.

Image and video hosting by TinyPic
"O grande objetivo da capoeira é nos ajudar para vencer na luta da vida. Em outras palavras, prepara-nos para superar as dificuldades do dia-a-dia, a fim de que sejamos pessoas realizadas e felizes."
MESTRE NELSINHO

A CAPOEIRA ME FEZ RENASCER

Image and video hosting by TinyPic

Pedro de Souza Epifânio era um garoto de rua. Durante 11 meses morou embaixo de um viaduto, no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. "Certo dia, fui abordado por um homem que me convidou para praticar esportes", recorda com lágrimas nos olhos. Na época, ele tinha 11 anos. Dias depois, Pedro se via jogando capoeira com um grupo de garotos. A paixão foi tão grande que após algum tempo eles se juntaram para limpar um terreno baldio a fim de treinar e mostrar a arte a outros meninos de rua. "A minha vida mudou!", orgulha-se o paulista de 34 anos, que trabalha como ator e é voluntário ensinando a arte para crianças de rua no Movimento Cultural Vai Vai Brasil. Na foto ele aparece, orgulhoso, com o filho Vinícius, de 6 anos. "O meu garoto está seguindo os mesmos passos do pai", gaba-se. Vinícius joga capoeira há 2 anos e chega a surpreender com tamanha agilidade. Ele vai longe e sabe disso. "Ainda vou dar muito orgulho ao meu pai", sorri o garotão.

MÚSICA

Image and video hosting by TinyPic

Nas cantigas de capoeira, o elemento folclórico é algo marcante e em todas elas soa freneticamente aos ouvidos de quem as escuta. Confira a letra dessa canção de autoria do Mestre Kenura. Ela faz parte do CD Capoeira Água de Menino

CAPOEIRA É MOVIMENTO
Mestre Kenura

Capoeira é movimento
Que expressa no pensamento
O sentimento e emoção
É uma arte de magia
É uma dança de alegria
Que mexe como coração
É movimento de vida
É um ponto de partida
Que floresceu da escravidão
É o grito de um povo
Que renasceu de novo
Procurando uma direção
São Paulo,
Rio de Janeiro
Viva a Bahia!
Mestre Bimba,
Mestre Pastinha
Viva a Bahia!
Mestre Acordeon,
Mestre Itapuã
Viva a Bahia!
Mestre João Grande,
Mestre João Pequeno
Viva a Bahia!
Mestre Suassuna,
Mestre Rodrigues
Viva a Bahia!
Mestre Medicina,
Mestre Decânio
Viva a Bahia!
Viva todos os mestres
Viva a Bahia!
Viva Gil,
viva Caetano
Viva a Bahia!
Viva todos os orixás
Viva a Bahia!
Viva, viva, viva
Viva a Bahia!
Viva filhos de Gandhi
Viva a Bahia!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home