PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

January 25, 2008

Conheça a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas

Image and video hosting by TinyPic

A Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas está localizada a 550 Km do Recife no município de Salgueiro, sertão central pernambucano. Segundo o relato dos moradores mais velhos, no início do Século XIX, seis negras livres, guiadas pelo escravo fugido Francisco José de Sá, chegaram à localidade e percebendo que o solo era fértil, trabalharam fortemente no cultivo e na fiação do algodão.Em junho de 2001, a Universidade Federal de Pernambuco em parceria com o Sebrae e com a Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC inicia o Projeto Imaginário Pernambucano na comunidade. Através de oficinas de gestão de qualidade e consultorias de design, mais de 30 produtos foram desenvolvidos.

A partir do projeto, a AQCC articulou novas parcerias, entre elas, a OXFAM e o Centro de Cultura Luiz Freire, ampliando seu campo de atuação para as áreas de gestão, educação e comunicação.Hoje, é o artesanato - confeccionado com barro, caroá, palha e imbira, que gera renda para os moradores da comunidade. Em Conceição das Crioulas, cada peça produzida conta a história e reafirma a identidade étnica de sua população. Através da produção artesanal, a luta do povo quilombola pela conquista de direitos e pela posse efetiva de suas terras, também vem conquistando novos apoios e ganhando projeção nacional e internacional.Em maio de 2002, durante a realização do Encontro Nacional de Experiências Sociais Inovadoras, a Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC conquistou o I Prêmio Banco Mundial de Cidadania, em reconhecimento ao projeto de valorização de artesanato da comunidade, desenvolvido pelo Imaginário Pernambucano.

A produção e venda do artesanato de Conceição das Crioulas têm promovido a geração de trabalho e renda na comunidade. Adquirir uma peça produzida por estas artesãs e artesãos é uma atitude socialmente responsável, pois viabiliza a melhoria da qualidade de vida de cidadãos brasileiros e a consolidação de um comércio solidário.

Onde Encontrar?
Associação Quilombola de Conceição das Crioulas - AQCC
CNPJ 04.521.261/0001-08
Fone (87) 3946.1011
Vila de Conceição das Crioulas S/N – II Distrito Salgueiro – Pernambuco. Brasil.
CEP 56.000.000
Email conceicao@conceicaodascrioulas.com.br
Site www.conceicaodascrioulas.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home