PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 10, 2007

Feira Preta - Um dos principais eventos destinados à comunidade negra paulistana acontece no dia 25 de novembro. AfroReggae é um dos destaques

Image and video hosting by TinyPic

A Feira que já reuniu mais de 40 mil participantes nos anos anteriores, volta ao Palácio das Convenções, no Anhembi, no dia 25 de novembro.
Esse ano a banda carioca AfroReggae faz sua primeira participação no evento. Conhecida e respeitada nacional e internacionalmente por seu papel no cenário sócio-cultural, a banda convida a cantora Paula Lima, já familiarizada com o evento, onde cantou e encantou na edição de 2006.
Uma das novidades desse é a feira de trocas e um encontro de vinis, que ocorrerá no início do evento. O público que quiser participar do “Escambo” poderá se inscrever no dia do evento e levar uma peça que queira colocar a disposição para troca.
A Feira conta também com o “Mercado da Preta” como é chamado o espaço em que expositores comercializam produtos segmentados, que visando o empreendedorismo e a geração de renda através do segmento afro-brasileiro. Há de tudo um pouco, cabeleireiros, brinquedos, artesanato, moda, acessórios decoração, comidas típicas.
E por falar em comida a área de alimentação estará acompanhada do melhor das rodas de samba de São Paulo, no espaço chamado de “Desgustasom”, com a turma do grupo “Amigos do João”, residentes do bar Vila do Samba. E ainda obras literárias, filmes, quadros, esculturas, fotos e instrumentos musicais, tudo o que diz respeito à temática negra. Dia 25 de novembro é data certa para encerrar as comemorações do mês da Consciência Negra. Cante, dance, faça amigos, celebre a arte e a cultura negra em um dia cheio de atrativos na 6ª Feira Preta Cultura.


Hall Nobre

Mercado da Preta: Expositores de artesanato, moda, cabelo, cosméticos entre outros produtos voltados para o segmento étnico.

Hall Externo

Espaço Degustasom: O público tem a chance de ouvir um tradicional samba de roda com o Grupo de Samba Amigos do João, formado por músicos de diversas comunidades de samba e ainda degustar comidas e drinks típicos e inusitados.

Hall Viveiro

Show: Palco – Trazendo uma conexão entre artistas do Rio e São Paulo. Feira Preta apresenta AfroReggae e Paula Lima, ninguém vai ficar parado. E ainda discotecagem com Dj´s MF e convidados contando e tocando a história da música negra em São Paulo.

Intervenções Culturais:

Danças Afro-brasileiras.Ato Ecumênico Intereligioso: Momento Hip Hop: Interação dos quatro elementos: (break – street dance, graffiti, mc e dj)

Espaço Cultural

Exposições e Oficinas:Fotografia: Luis Paulo LimaArtes Plásticas: Oficina e Intervenção ao Vivo com Artista Plástico e Grafiteiro, e ainda uma exposição artística revelando em grafite, ícones da musicalidade negra brasileira.Cinema: Mostra de curtas metragens: Exibição do documentário produzido pelo grupo Racionais, contando a história da formação dos bailes blacks em São Paulo. E ainda participação dos projetos da periferia de São Paulo.

Atividades Culturais:

Oficina de Percussão (Zé Benedito)*Sarau literário e venda de livros: – Quilombhoje, Cooperifa e Sarau do Rap (E ainda presença dos autores do Selo de literatura periférica em tarde de autógrafos).Atividade infantil: O circo e os malabares irão invadir a Feira Preta com a turma do Circo do Balaio.

Nos últimos anos a Feira Preta tem arrecadado alimentos e brinquedos e doado a entidades conveniadas ao evento.Para essa edição a Feira também está antenada com a sustentabilidade do planeta. Recolhendo produtos que possam ser reciclados, do tipo: Lata, Pet entre outros itens, que poluem a natureza e podem ser transformado em algo reutilizado.

Realização: Pretamultimídia e AM3 Eventos

Parceria: Lemarc Produções, Anderson Willians

Apoio: Afroreggae, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de SP – CONE, SPTuris, Afubesp, Cresposim, Bocada Forte, Mundo Negro, Afropress, HDA Model, Revista Raça , Mercado Mundo Mix, Pretosoulsim, Ação Educativa, CEABRA (Coletivos de empresários Afro-brasileiros), Artemisia e todos aqueles que colaboram diretamente e indiretamente com a produção do evento.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home