PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 08, 2007

Racismo e desculpas

Image and video hosting by TinyPic

O geneticista e Prêmio Nobel de Medicina, James Watson, 79 anos, pediu desculpas por ter afirmado que brancos são mais inteligentes do que negros, porém suas declarações continuam repercutindo intensamente nos meios científicos e intelectuais. "Estou desolado pelo que aconteceu", disse Watson a um grupo de colegas cientistas e jornalistas no lançamento de seu livro de memórias Avoiding Boring People (Evitando pessoas chatas), ocorrido recentemente em Londres. "Eu posso entender perfeitamente porque as pessoas, ao lerem essas palavras (no jornal) reagiram desta for todos aqueles que tiraram conclusões das minhas palavras de que a África, como um continente, é geneticamente inferior, eu só posso me desculpar profundamente. Não foi o que eu quis dizer. Do meu ponto de vista, não há base científica para essa crença." Nas declarações racistas que fez ao jornal The Sunday Times, Watson disse estar "intrinsicamente pessimista sobre as possibilidades da África" porque "todas as nossas políticas são baseadas no fato de que a inteligência deles é a mesma que a nossa, quando todos os testes dizem que, na verdade, não é". O geneticista afirmou ainda na entrevista que esperava que todas as pessoas fossem iguais, mas que "aqueles que têm de lidar com empregados negros não acham que isto seja verdade".

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home