PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 10, 2007

Consciência Negra no Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura divulga programação da capital e interior

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Cultura e da Comunicação, lançou no dia 7 de novembro a campanha Mês da Consciência Negra. A data será lembrada, na capital e em 15 municípios do interior onde se comemora o feriado, com uma grande exposição ao ar livre em homenagem aos homens e mulheres negros que contribuíram para a construção do país. Essas 20 personagens históricas serão homenageadas, com seus rostos estampados em banners gigantes afixados a 20 edifícios públicos e privados da capital. Os banners também poderão ser vistos em 20 CEUs da capital, 11 pontos de atendimento do Poupatempo e vinte terminais de ônibus. As instalações estão devidamente adequadas às exigências da Lei Cidade Limpa, sendo sua instalação permitida com autorização da Secretaria Municipal de Cultura.
O número 20 não é mera coincidência. Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra (feriado em São Paulo desde 2004) foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no país, morto em 1695.
A campanha no interior atinge as cidades de Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itu, Jaguariúna, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Caetano do Sul e Sorocaba. Todos os municípios contemplados também programaram diversas atividades culturais previstas para novembro. Ao todo serão mil banners espalhados pela capital e interior. O projeto está orçado em cerca de R$ 1 milhão.
Com apoio da Prefeitura Municipal, Museu Afro Brasil, APAA (Associação Paulista de Amigos da Arte) e Assaoc (Associação dos Amigos das Oficinas Culturais), a campanha abre uma discussão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. “Essa é uma homenagem singela de São Paulo aos afro-brasileiros ilustres que têm importância fundamental para a construção da nação brasileira”, diz o Secretário de Cultura João Sayad.
Para Leandro Rosa, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias e coordenador da campanha, a iniciativa da Secretaria pretende dar visibilidade ao dia 20, “trazendo assim a devida valorização da cultura afro para o estado de São Paulo e para o Brasil.”A “Instalação Fotográfica” ou o “Museu Vivo” estará visível praticamente em toda a cidade a partir do dia 7 de novembro, e ficará em cartaz até o final do mês. Muitas das personagens homenageadas não são figuras conhecidas do grande público e poderá ser uma surpresa o fato de serem negros ou mestiços. Painéis gigantes de André Rebouças (engenheiro), Carlos Gomes (compositor), Carolina de Jesus (escritora), Castro Alves (poeta), Chiquinha Gonzaga (compositora), Clara Nunes (cantora), Cruz e Souza (poeta), Geraldo Filme (compositor), Gonçalves Dias (poeta), Leônidas da Silva (Diamante Negro), José do Patrocínio (jornalista), Juliano Moreira (fundador da Sociedade Brasileira de Psiquiatria), Lima Barreto (escritor), Luiz Gama (advogado), Machado de Assis (escritor), Mário de Andrade (escritor), Milton Santos (geógrafo), Nilo Peçanha (presidente da República), Teodoro Sampaio (fundador da Poli) e Virgínia Leone Bicudo (fundadora da Sociedade Brasileira de Psicanálise) estarão afixados em locais como Sala São Paulo, Fatec, Masp, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Municipal, Museu Paulista, Mercado Municipal, entre outros.

Programação do Mês da Consciência Negra

A exposição a céu aberto é apenas uma das diversas atrações que a capital e o interior do Estado receberão no Mês da Consciência Negra. No dia 20, a programação começa na Catedral da Sé, às 9h, com a apresentação de Sinfonieta de Compositores Mulatos; às 10h, o público poderá participar de um ato ecumênico afro-brasileiro (Missa Conga) integrado por grupos de cultura tradicional, na própria catedral e show do Grupo baiano Ylê Ayiê. Na parte da tarde, a Praça da Sé será palco de shows de MV Bill; Bunny Wailer, fundador da banda The Wailers; e Rappin’Hood, que traz como convidado o grupo francês Saian Supa Crew. Para encerrar a noite, haverá um show de Martinho da Vila, com participação especial da cantora Fabiana Cozza.
E a comemoração continua. De 6 a 30 de novembro, o Museu da Língua Portuguesa terá uma programação especial sobre a cultura negra. Todas as Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura também apresentarão uma programação totalmente voltada para o mês da Consciência Negra. No dia 10, a Prefeitura Municipal de São Paulo, no seu já tradicional “Piano na Praça”, realizado na Praça Dom José Gaspar, apresentará os pianistas Cidinho Teixeira e Roberto Oliveira. No dia 24, os também pianistas Laércio de Freitas e o cubano Yaniel Mattos fazem à festa.
A programação do Estado continua na Cinemateca Brasileira de São Paulo com a IV Mostra Internacional do Cinema Negro, de 26 a 30. Dia 24, no Memorial da América Latina haverá o Encontro Paulista de Hip Hop, homenagem a “SABOTAGE”, das 9h às 19h.
Na periferia, grandes nomes da música negra brasileira, como Seu Jorge, D. Ivone Lara, Fabiana Cozza, Arlindo Cruz, Thaíde e Leci Brandão estarão na “Quebrada Cultural”, que abrange os bairros de Jaguaré, Ermelino Matarazzo, Cidade Tiradentes, Vila Nova Curuçá, CEU Meninos e Vila Matilde. A programação completa do Mês da Consciência Negra está dispo

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home