PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 18, 2007

Dicas de livros

Image and video hosting by TinyPic

A África Está em Nós - História e Cultura Afro-Brasileira
Roberto Benjamin
Editora Grafset

O livro, de natureza didática, oferece elementos para a compreensão da contribuição dos povos africanos à formação do Brasil de hoje.

Liberdade por um fio
História dos Quilombos no Brasil
Organizadores: João José Reis e Flávio dos Santos Gomes
Companhia das Letras

Reúne artigos sobre quilombos situados em vários locais do Brasil, constituindo-se em amostra das várias maneiras como o tema vem sendo tratado atualmente. O objetivo é, justamente, apresentar um quadro amplo das várias possibilidades interpretativas do fenômeno.Palmares, tema clássico nos estudos sobre quilombos, é revisitado sob várias perspectivas, inclusive à luz de dados arqueológicos. A análise minuciosa de quilombos menos conhecidos, localizados em várias regiões do país, traz à luz as relações entre quilombolas, índios e sociedade local, e desvenda as estratégias de sobrevivência e resistência utilizadas pelos negro fugidos da escravidão e as estratégias de repressão desenvolvidas pelas autoridades coloniais.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home