PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 02, 2009

RJ: Centro Cultural Pequena África comemora cultura negra

Nosso leitor Diógenes Oliveira, do Rio de Janeiro, nos enviou a sugestão deste evento no Rio.


O Centro Cultural Pequena África convida a todos para na próxima sexta-feira, dia 11 de setembro, participarem de mais um evento em comemoração à cultura negra, para lembrar do período que antecedeu a Abolição dos Escravos até as primeiras décadas do século XX, na Zona Portuária do Rio Janeiro e seus arredores. Para isso, haverá muitas comidas e músicas típicas, exibição de vídeos e uma grande roda de samba para encerrar o evento. A festa está marcada para começar à 19h.

O Centro Cultural Pequena África está sendo instalado no Largo São Francisco da Prainha, número 4, a poucos metros da Praça Mauá. Seu objetivo principal é resgatar e preservar os valores culturais da antiga Pequena África, região que hoje abriga os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro, primeira morada dos africanos e seus descendentes que chegaram ao Rio de Janeiro. Local onde se encontram hoje as comunidades remanescentes de quilombos da Pedra do Sal e Santo Cristo.

Image and video hosting by TinyPic

Nesta sua fase embrionária, o Centro Cultural Pequena África vem realizando encontros periódicos, exaltando algumas lideranças (citadas abaixo), através de rodas de samba, filmes de curta-metragem, depoimentos de pessoas que circulavam e se beneficiaram das ações dos celebrados, num processo de resgate para a valorização da história e da cultura do Rio de Janeiro e do Brasil.

Nossas influências

Cândido Manoel Rodrigues - fundador da Sociedade dos Moços Pretos (séc. XIX)

Dom Obá II D´África - babalorixá, jornalista, voluntário da Pátria (séc. XIX)

Eloi Antero Dias - sindicalista do Sindicato dos Arrumadores (séc. XX)

Ézio Cruz - sindicalista do Sindicato dos Estivadores (séc. XX)

João da Bahiana - batuqueiro

Programação - Dia 11 - Hora: 19h

- Grupo Toca, Canta e Dança, sob o comando de Naval, com participação especial dos maestros Darcy da Cruz e Carlos Negreiros

- Participação dos compositores Flávio Moreira, Rubens Confete e convidados

- Participação especial do saxofonista Humberto Araújo

- Cozinha "Quitutes da Senzala", de Maria Célia

Couvert: R$ 10,00

Endereço

Largo de São Francisco da Prainha, 04, Sobrado, Centro. (esquina com a Rua Sacadura Cabral). Rio de Janeiro - RJ.

Informações: centroculturalpequenaafrica@uol.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home