PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

September 02, 2009

Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência

No dia 8 de setembro, na Biblioteca Nacional da Colômbia, a capital da Colômbia, Bogotá recebe a Exposição "Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência". Cumprindo uma fase da Etapa Américas, a exposição fica em Bogotá até 9 de outubro. A mostra é composta de uma exposição que traz 33 fotografias preto-e-branco, 7 fotografias panorâmicas, 2 mapas, textos e legendas.

A documentação fotográfica inédita, foi realizada pelo fotógrafo documentarista André Cypriano. As fotos tratadas digitalmente são resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil: Cafundó (São Paulo), Itamatatiua (Maranhão), Oriximiná (Pará), Kalunga (Goiás), Mocambo (Sergipe), Rio de Contas - Barra do Brumado (Bahia), Conceição dos Caetanos (Ceará), Tapuio (Piauí), Curiaú (Amapá), Mumbuca (Tocantins), Paraty (Rio de Janeiro).

A curadoria é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da empresa realizadora do projeto, Aori Comunicação e Produções Culturais. O material faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, patrocinado pela Petrobras, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A mostra já circulou por Assunção (Paraguai), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), La Paz. (Bolívia) e Lima (Peru). Entre 2009 e 2010 será realizada a exposição em Caracas(Venezuela) e em Quito (Equador), com o patrocínio do Ministério de Relações Exteriores, e apoio da Secretária Especial de Políticas para a Igualdade Racial (Seppir) e Fundação Cultural Palmares.

Além de divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras no exterior, a mostra da Etapa Américas tem como meta incentivar o diálogo entre as comunidades afro-descendentes de cada país por onde passa, dando visibilidade e enfatizando ao público suas demandas por reconhecimento e respeito social. Em todos os países, o projeto conta com o apoio local das Embaixadas do Brasil.

Para mais informações:

(11) 8149-9859

(11) 3825-3731

(571) 282-2883 (Biblioteca Nacional de Colômbia)

http://www.bibliotecanacional.gov.co

1 Comments:

  • At 1:41 am , Anonymous Anonymous said...

    Não vi todas as fotos, mas estive durante as tiragens na comunidade quilombola Tapuio. Ficaram maravilhosas, mostram a sensibilidade do fotógrafo em mstrar o cotidiano de uma gente simples e guerreira.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home