PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

August 21, 2009

A excelência da música e da moda afro

Image and video hosting by TinyPic

Público que for ao Teatro Nacional neste sábado
terá o privilégio de assistir a um belo espetáculo

Será neste sábado, 22/08, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional, a partir das 20h, em grande estilo, o encerramento do 21º aniversário da Fundação Cultural Palmares. Depois de uma semana de muita festa repleta de manifestações culturais afro-brasileiras, teremos o privilégio de assistir aos cantores Luiz Melodia, Lazzo Matumbi, aos percussionistas Sérgio e Mário Pam e ao encontro "Entre dos mares: ensamble musical de Colômbia, Ecuador y Panamá", que reúne os grupos Gualajo, que traz o ritmo da marimba, e Benkos Kusuto, da comunidade negra do Palenque de São Basílio, na Colômbia.

Pela manhã ainda teremos mais uma oficina para o público interessado em Ritmos Caribenhos e do Pacífico. Será no Pavilhão da Funarte, de 9h às 12h, com os músicos dos grupos colombianos Benkos Kusuto e Gualapo, que vieram ao Brasil patrocinados pelo programa ACUA - Programa de apoio às comunidades rurais africanas da América Latina.

A partir das 20h, ao som dos percussionistas Sérgio e Mário Pam (do bloco afro Ilê Ayiê), o foyer do Teatro Nacional, Sala Villa-Lobos, vai se transformar numa imensa passarela para o desfile de moda afro, com modelos negras, programado pelo estilista mineiro Ródnei Costa, que preparou coleção especial para o aniversário da FCP.


Mineiro radicado na Bahia há mais de doze anos, Ródnei Costa trabalha com moda desde os 13 anos, quando decidiu fazer suas próprias roupas, inspirado no estilo de Michael Jackson. Aos 16 anos, resolveu dar uma outra cara para a experiência com moda, fazendo trabalhos com roupa étnica e de influência africana. Como Ródnei afirma, "foi nessa idade que percebi que o povo negro não tinha uma identidade, o que gerava uma baixa estima entre as pessoas da raça".

Assim, decidiu lançar no mercado da moda roupas que valorizassem a história do negro, sua cor e forma. Com influências de tribos africanas do Quênia e do norte da África, Ródnei procura ir além das etnias.

Em seguida, ocorre a entrega do prêmio Troféu Palmares, criado em reconhecimento a pessoas, expoentes da sociedade brasileira, que contribuem para o exercício do respeito, à diversidade e à cidadania e que tenham se dedicado à causa da cultura afro-brasileira.

Este ano, os homenageados são:

Mãe Beata de Iemanjá (Beatriz Moreira Costa): Beatriz Moreira Costa, nasceu em 1931, em Cachoeira de Paraguaçu, no Recôncavo Baiano. Conhecida como Beata desde a infância, é religiosa de matriz africana do candomblé iniciada há mais de 50 anos, conhecida sacerdotisa e ativista social, dedica-se há décadas ao combate à intolerância religiosa, à discriminação racial e de gênero, contra a violência à mulher, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e defesa do meio ambiente.

Esther Grossi: gaúcha de Porto Alegre, é professora, escritora e foi deputada federal entre 1995 e 2002. Quando parlamentar, lutou pela aprovação da Lei 10.639/2003 - de sua autoria - que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura da África e dos afro-brasileiros nas grades curriculares do ensino médio e fundamental. É autora de mais de uma dezena de obras sobre matemática, processo cognitivo e alfabetização. É colaboradora assídua de jornais, revistas e publicações especializadas em educação.

Haroldo Costa: sempre ligado às mais legítimas manifestações culturais brasileiras, o carioca Haroldo Costa já atuou em diversas áreas, como produtor e diretor de rádio, tv, ator, criador de espetáculos, jornalista, além de ser autor de vários livros. Sua iniciação teatral se deu no Teatro Experimental do Negro, quando atuou na peça de Lúcio Cardoso, "O Filho Pródigo". Em 1962, foi convidado por Vinicius de Moraes, de quem se tornaria amigo, para protagonizar a peça "Orfeu da Conceição". Representou também, o papel de Jesus no "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, em 1960. No cinema, dirigiu o filme "Pista de grama"; e como ator participou de: "Cleo e Daniel", "Deu no New York Times" e "Rua alguém 555".

Em seguida, o show mais esperado entra em cena: o baiano Lazzo Matumbi e um dos maiores ícones negros da música popular brasileira Luiz Melodia.




Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home