PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

June 26, 2009

Capoeira pela família

Grupo da terceira idade praticante da capoterapia promoveu caminhada, alertando para a importância do afeto familiar no combate à violência


Mara Puljiz


Você já abraçou seu filho hoje? A pergunta é um alerta no coração de muitos pais. Com esse slogan, um grupo de 40 idosos praticantes de capoterapia percorreu as ruas de Taguatinga na manhã de ontem. Preocupados com a falta de atenção e afeto entre as famílias, eles passaram pela QNL 22 munidos de faixas e cartazes. Deram a volta pelas quadras centrais do bairro conhecido pelos nomes de Chaparral, Inferninho e Faixa de Gaza, por causa das disputas entre gangues no local. "Violência não é apenas um problema de polícia. Os pais precisam dar mais afeto e educação aos filhos", acredita mestre Gilvan Alves, da Associação de Capoeira Ladainha.

A ação contou com o apoio de policiais militares do posto comunitário da QNL 22, instalado há dois meses em função dos índices de criminalidade na região. Esta é a primeira vez no Distrito Federal que ocorre uma caminhada cívica pela paz promovida por um posto comunitário. A intenção é promover ações dessa natureza em todos os postos existentes na capital federal. Atualmente são 77 postos, mas a expectativa é que sejam inaugurados 300 até o fim de 2010. Em cada unidade, 10 mil adesivos com o telefone do posto comunitário serão distribuídos à população. "A gente quer um dia não precisar mais de polícia, mas isso não vai acontecer enquanto as famílias não estiverem bem estruturadas. A violência começa em casa por falta de carinho, atenção e amor", reiterou o mestre Gilvan.

Enquanto acontecia o movimento em prol da paz, as pessoas olhavam admiradas. "A gente sempre vê passeata depois que alguém morre, mas por aqui nunca tinha acontecido uma mobilização como essa. Achei muito interessante essa atitude de conscientização", aprovou o motorista Pedro Amorim, 55 anos. Ele lavava o carro, quando foi surpreendido. Além da caminhada, o grupo de pessoas da terceira idade fez uma apresentação de capoterapia na Praça do Maestro, localizada na QNL 22. Cabelos brancos e muita ginga na dança. "É bom para saúde, é bom para tudo. Eu me sinto bem e tenho mais disposição para a vida", ensina a aposentada Anizia Raimunda dos Santos, 66 anos.

A lavadeira Dalva Pereira Almeida, 54 anos, também fez sinal de positivo e aprovou a campanha pela paz do jeito descontraído como ela foi realizada. "Já vi pessoas serem assaltadas na minha frente e muito menino novo envolvido em crime. Acho que a mensagem ajuda os pais a lidar com os filhos envolvidos no mundo do crime. Eu creio na paz e acho que, assim, eles podem voltar a ter amor no coração", avalia.

A violência no bairro Chaparral se arrasta por muitos anos. "O nosso maior problema aqui eram a briga de gangues, o tráfico e o consumo de drogas", explicou o major Sidilon Marcelo Mota, do 2º Batalhão de Taguatinga, agora parceiro da capoterapia(1). Segundo ele, 16 pessoas foram assassinadas no bairro entre novembro e dezembro do ano passado. Desde que o posto foi instalado no local, nenhuma morte foi registrada. "Procuramos estar sempre em contato com a comunidade. Aqui (Chaparral) é o ponto mais crítico de Taguatinga, mas não é o traficante que vai mandar", disse o major. Como reforço na segurança da cidade, 12 novas viaturas vão ser entregues hoje.

1 - CAPOTERAPIA

É uma terapia que utiliza técnicas da capoeira para pessoas da terceira idade, portadores de necessidades especiais e pessoas com algum problema de saúde. Ela respeita as condições físicas, bem como as características psicológicas de cada um. É uma atividade descontraída e relaxante que ajuda na recuperação da autoestima.




Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home