PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 10, 2009

Universidade Luso-Afro

A Seppir realizou na última semana, seminário para tratar da criação da Universidade Federal da Integração Luso-Afro (Unilab), que teve a participação do deputado Eudes Xavier (PT-CE), relator na Comissão de Trabalho da Câmara do PL 3.891/08, que cria a Unilab. A instituição será implantada na cidade de Redenção (CE), o primeiro município a abolir a escravidão no Brasil, em 1883.

O projeto da Unilab visa integrar países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo é promover o intercâmbio acadêmico, fomentar pesquisas e ministrar ensino superior público nos países de língua portuguesa, como Angola, Cabo-verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau (região administrativa especial da China).

Os cursos ofertados pela Unilab serão, num primeiro momento, ligados a quatro áreas: Formação docente, Saúde, Gestão e Desenvolvimento agrário. A Unilab ofertará 5 mil vagas - metade delas para alunos estrangeiros de língua portuguesa, principalmente africanos. Metade dos professores também será estrangeira. Os concursos públicos para docentes e servidores técnico-administrativos estão previstos para o segundo semestre de 2009. As Atividades acadêmicas serão iniciadas em 2010.



Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home