PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 09, 2009

MT: Oficina de Saúde da População Negra

O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso - IMUNE MT e Escola de Saúde Pública de Mato Grosso - ESP MT, realizam no período de 11 a 14 de maio de 2009, as "OFICINAS DE CONTROLE SOCIAL E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA", na Escola de Saúde Pública, localizada no bairro Coophema. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas no local.
O evento tem como objetivo qualificar agentes do movimento negro, líderes quilombolas e profissionais da saúde para atuar em controle social, buscando a superação das desigualdades raciais na saúde e promover ações equânimes em consonância com os princípios da Gestão Participativa e da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Por que discutir Saúde da População Negra?

Porque as doenças que acometem essa parcela da comunidade, na maioria das vezes, são de causas evitáveis. O evento irá propor soluções, dar orientações, além de discutir prevenção e políticas públicas na área de saúde para os afrodescendentes, propor a realização de pesquisas, levantamento das lacunas e prioridades para a produção de conhecimentos relacionados ao assunto, debater as estratégias para a gestão participativa, assim como mecanismos de participação popular nos processos de gestão do SUS.

Desejamos que os participantes da "Oficina de Controle Social e Saúde da População Negra" sejam Conselheiros de Saúde dos municípios ou do estado, garantindo a consolidação da Política de Atenção Integral à Saúde da População Negra enquanto conquista, possibilitando resultados expressivos e duradouros.

A "OFICINA DE CONTROLE SOCIAL E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA" é um projeto pioneiro, idealizado e proposto pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso. São parceiros: a Secretaria de Estado de Saúde e Escola de Saúde Pública, do Governo de Mato Grosso; a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde; a Ong Criola; a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home