PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 01, 2009

SP: Pílula de Cultura Feira Preta edição especial."121 Anos do quê?"

A Fnac Pinheiros e a Casa das Caldeiras se preparam para receber as Pílulas de Cultura Feira Preta. Com uma proposta colaborativa, a Pílula de Cultura Feira Preta realiza uma edição dedicada a Abolição da Escravatura. A miscelânea de diferentes vertentes artísticas proporciona o intercâmbio e a reflexão sobre a cultura negra hoje, passado os 121 anos de libertação dos escravos.

O evento está programado para os dias 03 de Maio (domingo), na Casa das Caldeiras e 13 de Maio (quarta-feira) na Fnac Pinheiros. Em 2009, a abolição da escravatura no Brasil completa 121 anos. O Brasil foi o último país nas Américas a extinguir a escravidão. Promovida pela Pretamultimidia em parceria com a Casa das Caldeiras, Fnac e o projeto Trusty, a edição do evento reafirma a reflexão sobre "Qual É O Espaço da Cultura Negra Hoje", trazendo intervenções culturais contemporâneas afro-brasileiras.

Dia: 03 de Maio 2009 - Horário: 16:00 às 21: 30
Local: Av. Francisco Mata razzo, 2000 - Barra Funda

Descrição do evento:

Será montada uma programação especial, para refletirmos sobre a abolição. A programação abrigará intervenções de literatura, exibição do curta "Dê sua idéia, Debata". Em Novembro de 2007 algumas pessoas que militam no movimento negro, foram convidadas á darem suas idéias de bata sobre Afrocentrismo, Diáspora Africana, Classificação Racial e outros temas atrelados sobre debate de relações raciais. As integrantes da Odun Formações & Produção colheram os depoimentos, vestiram suas batas e durante o ano de 2008 trabalharam da finalização do documentário.

O público será convidado a interagir com a roda e performances improvisadas juntamente com o bate papo, tendo como tema 121 Anos do que? Exposição de fotos e artes plásticas, oficinas de tecido s africanos com Jaergenton, e tambores com o percussionista Zé Benedito.

E para finalizar o domingão cultural, o coletivo multimídia Trusty apresenta o projeto "Ha Ha Ragga", com o intuito de implantar uma nova cara as festas de Reggae Music que acontecem no momento, aqui e também no mundo inteiro. Dancehall é um estilo inovador, popular na Jamaica que nasceu no fim dos anos 70. O estilo moderno do dancehall é híbrido e caracteriza um DJ ou um "MC-jay" que canta e produz as próprias batidas com colagens de reggae ou com recursos musicais originais. E para essa edição do dia 03 de Maio , em combinação perfeita na Casa das Caldeiras, os projetos residentes Pílulas de Cultura e Trusty, promovem o primeiro Festival de Dancehall do Brasil, com o melhor do Ragga ao vivo com a Banda Q.G Imperial com participação de Arcanjo Ras - Pump Killa - Jimmy Luv - Sambatuh & Lei Di Daí. E ainda, Poetiza, Flai Thunda, Lyson Fire, Raggademente (Brasilia), Victor Binghi I (Rio de Janeiro), Alien Man. Acompanhados pelos Selectas: Lord C. Lecter, Chars inDUBtavel e M.ATTA.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home