PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 24, 2009

Mas esse blog está ficando muito chique.. Evento Internacional: Exposição Quilombolas

Pois é... Olha o que o Sr. Marcos, de Brasília DF, pediu para postarmos... o Blog Negros e Negras em Movimento está expandindo a divulgação de eventos. Ultrapassamos um pouco a fronteira brasileira e falaremos de nosso vizinho Uruguai, mais precisamente Montevidéu. Chique né!!Confira!!



Enviado por Marcos Felipe Viorinni


Tradições e Cultura da Resistência - Etapa Américas - mostra em Montevidéu


Cumprindo uma fase da etapa da Américas, a exposição Quilombolas acontece agora na cidade de Montevidéu, depois de ter passado por Assunção, no Centro Cultural da Embaixada do Brasil no Paraguai, e em Buenos Aires, na FUNCEB.

Em Montevidéu, a mostra tem abertura marcada para dia 23 de abril, no Ateneo de Montevidéu, encerrando dia 22 de maio.

A mostra é composta de uma exposição que traz 27 fotografias preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; 7 fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, 6 fotografias preto-e-branco 30 x 40 cm, 2 mapas, textos e legendas.

A documentação fotográfica inédita, realizada pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco, tratada digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil: Cafundó (São Paulo), Itamatatiua (Maranhão), Oriximiná (Pará), Kalunga (Goiás), Mocambo (Sergipe), Rio de Contas - Barra do Brumado (Bahia), Conceição dos Caetanos (Ceará), Tapuio (Piauí), Curiaú (Amapá), Mumbuca (Tocantins), Paraty (Rio de Janeiro).

A curadoria é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da empresa realizadora do projeto, Aori Comunicação e Produções Culturais. O material faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, patrocinado pela Petrobras, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

No Brasil, a exposição teve patrocínio da Petrobras e da Companhia Vale e circulou por 15 cidades brasileiras, obtendo um enorme sucesso de mídia e de público: ( Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF - 2 vezes), Salvador (BA), Santos (SP), Campinas (SP), Paraty (RJ), Vitória (ES), Belém (PA - 2 vezes), Laranjeiras (SE), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e São Luis (MA)).

Para o ano de 2009, já estão programadas mais 10 etapas da exposição no Brasil.

A Etapa Américas da mostra está circulando desde novembro de 2008 por países do Continente Americano. Em 2009 e 2010, com o patrocínio da Petrobras, será realizada do Uruguai ao México. Em 2010 e 2011 percorrerá, também, cidades dos Estados Unidos e Canadá.

A SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas para Igualdade Racial do Palácio do Planalto) e a Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura), patrocinarão as etapas de Quito e Caracas.

Além de divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras no exterior, a mostra da Etapa Américas tem como meta incentivar o diálogo entre as comunidades afro-descendentes de cada país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando ao público suas demandas por reconhecimento e respeito social.

Em Assunção, os organizadores da mostra convidaram comunidades afro-descendentes paraguaias para um debate sobre as similaridades e diferenças entre as realidades dos dois países. O evento também contou com uma apresentação do Grupo de Dança e Música Kamba Kuá, cujo significado na Língua Guarani é buraco de preto (ver link, abaixo):

http://adm4840.softcha.com/kambakua/index.htm

Em Buenos Aires, no dia da abertura, ocorreu uma palestra proferida por André Cypriano e a apresentação do grupo Pocha La Madrid, afro-descendentes uruguaios radicados na Argentina.

No mesmo dia aconteceu um debate entre Mirian Gomes, presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Buenos Aires e Jandira Feghali, Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

No mês de abril, em Montevidéu, o evento contará com a participação da ONG Mundo Afro, a maior organização uruguaia do gênero.

Na abertura, marcada para as 19hs, haverá uma conferência, que contará com a participação de Marcio Silva, Coordenador do Instituto Superior de Formação Afro, que falará sobre a realidade e cultura dos afro-descendentes no Uruguai.

Em seguida, Mundo Afro apresentará o candombe, dança típica afro-descendente uruguaia, a cargo de Edufocan (Educação Formal Candombera) e Ecma (Escola de Candombe Mundo Afro).

Em todos os países, o projeto conta com o apoio local das Embaixadas do Brasil.


SERVIÇO:


Evento: Mostra Quilombolas - Etapa Américas - Montevidéu

Local: Ateneo de Montevidéu

Plaza de Cagancha, 1157 - Montevidéu - Uruguai

Tel./Fax: (05982) 900 0987

www.ateneodemontevideo.com



Abertura: 23 de abril de 2009, às 19:00hs.

Com apresentação artística cultural de "Organizaciones Mundo Afro"


Visitação: 24 de abril a 22 de maios de 2009.

De segunda a sexta-feira, das 14h00 a 22h00.



Contatos para a imprensa:

Curadora: Denise Carvalho

denisecarvalho@aori.com.br

tel (11) 8149-9859

tel (11) 3825-3731



Fotógrafo: André Cypriano.

www.andrecypriano.com.br
tel (24) 3361-5602

PATROCÍNIO:

Petrobras



APOIO INSTITUCIONAL:

Governo do Brasil:

Secretaria Especial de Políticas para a Igualdade Racial - Seppir.

Fundação Cultural Palmares - Ministério da Cultura

Embaixada do Brasil em Montevidéu

Ministério das Relações Exteriores



Outras instituições:

Organizaciones Mundo Afro

Ateneo de Montevideo



PRODUÇÃO:

Aori Produções Culturais

www.aori.com.br

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home