PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

March 22, 2009

Escola municipal desenvolve Projeto Afro-leitura

Salvador - A Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, localizada no bairro de Narandiba, realiza o Projeto Afro-leitura com o objetivo de fortalecer o contato com a cultura afro-brasileira através do acesso a textos com abordagens afrocêntricas e eurocêntricas.

Uma vez por semana, os estudantes do 1º ao 5º ano participam das aulas. A ação atende à Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e culturas afro-brasileira e africana nas escolas da rede municipal.

De acordo com o diretor Jorge Oliveira, promover atividades que proporcionem um conhecimento sobre temas tão importantes só fortalece a qualidade do ensino e estimula o interesse dos estudantes pela sua história. "A inclusão da história africana deverá possibilitar uma formação positiva dos afrodescendentes, permitindo assim um caminho mais igualitário para as questões de cidadania e democracia", afirma Oliveira.

O secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, acredita que com a abordagem da temática nas salas de aula é possível elevar a autoestima dos estudantes. "Temos a população mais negra do país. Portanto, é imprescindível aprofundar o ensinamento da cultura africana para que nossos meninos e meninas saibam que os negros são os verdadeiros protagonistas da história do Brasil", declara.



Fonte: Jornal da Mídia

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home