PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 26, 2008

Homenagem aos quilombolas de Conceição das Crioulas

Associação recebeu do Parlamento Pernambucano Medalha Zumbi dos Palmares


Uma reunião solene proposta pelo deputado Isaltino Nascimento (PT), marcou na última quinta-feira, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares à Associação Quilombola de Conceição das Crioulas. A ocasião para a concessão da comenda não foi escolhida por acaso. Em 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, morto na mesma data, em 1695. Zumbi liderava o quilombo de maior resistência negra na época do Brasil Colônia.

A Associação homenageada é composta por cerca de quatro mil pessoas que fazem parte da comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, no Sertão. "A comunidade luta pelo direito de reconquistar suas terras que, hoje, estão nas mãos de fazendeiros, batalha que exige a persistência dos quilombos. Concedendo a Medalha Zumbi dos Palmares, a Casa reafirma seu apoio ao movimento negro brasileiro e cumprimenta a Associação pelo trabalho em defesa dos direitos dos negros sertanejos", ressaltou o deputado Airinho (PSB), que conduziu a abertura da solenidade.

O autor da homenagem registrou a posição de destaque da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas no Brasil e no Exterior. "O reconhecimento se firma na união e organização de um povo que trabalha para preservar sua história, quebrando as barreiras do preconceito e da discriminação racial", disse Isaltino. O representante da entidade, João Alfredo de Souza, agradeceu a homenagem e afirmou que o momento "representa o reconhecimento dos negros que chegaram ao Brasil com capacidade para desenvolvê-lo". A moradora da comunidade Ana da Conceição representou a Associação e recebeu a Medalha e o diploma em alusão à data.

Durante a solenidade, o grupo de dança Trancelin e a Banda de Pífano de Conceição das Crioulas se apresentaram. Representantes de várias entidades de apoio e defesa à causa dos negros participaram da reunião solene.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home