PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 19, 2008

20 de novembro: A data representa muito mais do que a decretação oficial como Dia da Consciência Negra

Image and video hosting by TinyPic

A data representa muito mais do que a decretação oficial como o Dia Nacional da Consciência Negra. É certo também que foi instituída para lembrar a luta de Zumbi dos Palmares, o maior líder da resistência negra no Brasil. A importância da data é o registro na história da resistência negra ao escravismo, à falta de liberdade, à falta de cidadania. Porém, mais do que isso, é um dia para celebrar todos aqueles brasileiros que lutam por um Brasil justo e fraterno e que acreditam e têm consciência do papel histórico que os afro-descendentes desempenharam na formação da nação brasileira.

Sobre a origem da data, o fotógrafo Januário Garcia dá seu depoimento:

"Quando a ONU instituiu, em 1971, o Ano Internacional para Ações de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial, no dia 20 de novembro daquele ano foi realizada a primeira manifestação alusiva a Zumbi dos Palmares, organizada pelo Grupo Palmares de Porto Alegre. A escolha dessa data foi do grande poeta e militante negro do Rio Grande do Sul, Oliveira Silveira. No Rio de Janeiro, na sede do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) havia um quadro verde preso à parede, no salão principal da entidade, onde eram realizadas as reuniões, assembléias e aulas. O quadro era verde porque os ânimos da época eram radicais, ninguém queria um quadro negro naquele salão. Em novembro de 1974, algum membro da diretoria do IPCN escreveu a seguinte frase no quadro para os associados se ligarem: 20 DE NOVEMBRO HOMENAGEM A ZUMBI; a frase ficou estampada no quadro e uma noite, olhando aquela frase estampada, o companheiro Paulo Roberto do Santos, muito respeitado no Movimento Negro, escreveu debaixo dela: DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Oliveira Silveira e Paulo Roberto dos Santos construíram o dia considerado o mais importante para a luta negra no Brasil, 20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA."

E é essa consciência negra que há mais de quinhentos anos vem forjando um processo de liberdade e de valorização da cultura afro-descendente no Brasil. Dessa trajetória participa a Fundação Cultural Palmares, que há vinte anos desempenha um papel importante na afirmação da identidade étnica da comunidade negra brasileira. E é nessa trajetória de luta pela liberdade e contra a discriminação, que a Fundação Palmares se posta ao lado do movimento negro brasileiro para valorizar e difundir as raízes culturais afro-descendentes. Nesse 20 de novembro, a Palmares convoca todos os brasileiros à reflexão para um pensamento novo rumo à construção de uma sociedade na qual possam avançar a igualdade de direitos, os acessos e oportunidades aos afro-descendentes e para que o preconceito e a discriminação racial façam parte do passado.

Viva Zumbi dos Palmares!


Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home