PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

November 19, 2008

Editorial: Quem que está com a razão?

Image and video hosting by TinyPic
Por Bruno Augusto
brunofita@gmail.com

No jornal “Zumbi News” (ano 1 e número 4 - jornal da Faculdade da Cidadania Zumbi – por sinal uma boa faculdade, pudera eu morar em São Paulo para poder estudar lá), na matéria “Real efetiva 40 alunos da Zumbi”, isto que dizer: Quarenta alunos da faculdade Zumbi Palmares que participaram do primeiro programa executivo Jr. do Banco Real foram efetivados. Bom pela foto do jornal, praticamente 98% eram negros; com isso fico um “pouco” orgulhoso pelo sucesso desses universitários, mais a minha preocupação é: E se eles não fossem alunos da faculdade Zumbi; será que eles seriam efetivados? Será que eles foram efetivados por méritos ou porque o banco Real tem um programa de ações afirmativas. Esse é o grande problema das cotas nas universidades e das empresas (Nike, Coca-cola, Wal Mart, Alcoa, HSBC, lojas Marisa, banco Itaú), que tem em suas culturas de RH, ações afirmativas. Em outras palavras, essa efetivação só ocorreram porque faço parte do projeto do banco Real, ou seja, negro (aqui no banco Real), só entra por ações afirmativas e que estude na Zumbi Palmares. Será que o negro quando está em um processo seletivo seja pra que vaga for (desde que seja para o topo da pirâmide corporativa), só será admitido por ações afirmativas, o negro não tem capacidade para disputar uma vaga de emprego com canditados de cor branca? As ações afirmativas me passam essa sensação, e falo por experiência própria, fiz inúmeros processos seletivos com canditados de todos os tipos e biótipos, mais na maioria sempre era eu apenas de negro, e quando chegava ao final do processo, adivinha quem não era aprova? Por que será? Quero ser aprovado por méritos próprios, e em um processo transparente, onde eu possa dizer: Que vença o melhor! Claro que em alguns processos seletivos eu perdi, mais tenho certeza que em vários eu ganhei. Para mim o grande problema de termos poucos negros nos grandes cargos nas empresas está nas pessoas que tem o poder de contratar; e usar ações afirmativas para admitir negros nas empresas; é um método humilhante. Gostaria de viver em um mundo onde negros e brancos compartilhassem de oportunidades iguais.

1 Comments:

  • At 10:33 am , Blogger Sergio Almeida said...

    Boas!!

    Acabei de ler em um sítio na internet uma matéria sobre sua fiscalização na UPA de Madureira, após problemas para passar em um pediatra com seu filho.
    São coisas desse tipo que ainda me fazem acreditar nesse país e nas pessoas, sua atitude é algo sem precedentes, não só pela maneira inteligente de se fazer presente, mas principalmente por sua contribuição para toda coletividade. Sou de Santos/SP e estou verdadeiramente tocado com seus atos.
    Um grande abraço.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home