PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

May 03, 2008

Ministro Gilberto Gil inaugura Ponto de Cultura na Comunidade de Curiaú

Image and video hosting by TinyPic

Em uma visita inédita no estado do Amapá, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, inaugurou um Ponto de Cultura na Comunidade de Remanescentes do Quilombo de Curiaú. A solenidade foi realizada nesta última semana. Na ocasião, o ministro Gil afirmou que o Ministério da Cultura levará seus recursos cada vez mais para as comunidades distantes e carentes.

"Nós encontramos nessa região um dos braços mais importantes da vida cultural do Brasil. Achamos uma cultura viva, dinâmica, feita e compartilhada por todos. É obrigação do Ministério da Cultura propagar essa cultura para todas as regiões brasileiras", ressaltou.

O governador interino do Amapá, Pedro Paulo Dias, disse que a comunidade é um dos elementos mais representativos da diversidade cultural amapaense. "Nosso estado vive um grande momento, com significativos avanços nos seus mais variados setores, entre eles o cultural. Grande parte desse sucesso deve-se à união de forças na busca de transformar nossos sonhos em realidade."

"O Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura estimula a criatividade, potencializando desejos e criando um ambiente propício ao resgate da cidadania pelo reconhecimento da importância da Cultura produzida em nosso Quilombo", enfatizou a presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Curiaú, Josineide Araújo. Na sua opinião, a implantação do Ponto de Cultura assumirá a cultura local e a cidadania, incentivando, preservando e promovendo a diversidade cultural do Quilombo de Curiaú e demais quilombos situados no estado.

Para o presidente do Conselho das Comunidades Afro-descendentes do Estado do Amapá, José Araújo Paixão, o reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombolas propiciará condições para que seja implantada política pública de inclusão cultural e social. "Com a inauguração desse Ponto de Cultura podemos demonstrar a força do poder público de preservar a diversidade cultural", declarou.

Coletiva à Imprensa

Após a inauguração, o ministro da Cultura reuniu-se com cerca de 15 representantes de lideranças quilombolas na sede do Conselho das Associações de Moradores das Comunidades Afro-descendentes do Estado do Amapá, onde foi concedida entrevista à imprensa.

Durante a coletiva, Gilberto Gil afirmou que o Programa Mais Cultura ajudará o Amapá a se projetar nacionalmente. "A finalidade imediata do Mais Cultura é levar programas e projetos aos locais mais distantes. Por exemplo, instalar bibliotecas nos municípios que ainda não tenham esse equipamento, instalar mais Pontos de Cultura."

O ministro Gil também explicou que o ministro Mangabeira Unger vem tentando trazer uma nova dimensão de desenvolvimento para a Amazônia, "uma nova dimensão para o fortalecimento do empreendedorismo local, capacitação da Amazônia para compartilhar novas tecnologias, novos modelos de negócios. Tudo isso deverá, na medida em que seja devidamente implantado na Amazônia, impactar o fator cultural na região e no Brasil". E completou afirmando que "isso é um trabalho para uma sucessão de governo. Como o professor Mangabeira costuma dizer: é preciso ter marcos e processos iniciais que antecipem e que sejam uma prestação, paga agora, desse futuro amazônico no Brasil e desse futuro brasileiro na Amazônia".

Conselho - Há cinco anos, o Conselho das Associações de Moradores das Comunidades Afro-descendentes do Estado do Amapá atua em 32 comunidades quilombolas, com ações de apoio para o fomento de projetos de geração de renda e para demarcação e regularização de terras de comunidades remanescentes de quilombos no estado. A Fundação Cultural Palmares - instituição vinculada ao MinC que promove o reconhecimento das terras ocupadas por remanescentes de quilombos - já emitiu 11 certidões de reconhecimento desses grupos sociais no estado.


Fonte: Interjornal

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home