PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 24, 2008

Projeto Afonjá Aragbogbo

O Projeto Afonjá Aragbogbô: O Corpo da Diversidade: "cantiga que menino canta, gente grande já cantou" surgiu da necessidade de homenagear os mestres populares da cultura do Ilê Axé Opô Afonjá, comunidade de terreiro baiana, quase centenária e com um grande histórico no âmbito social.

Image and video hosting by TinyPic

Em 2006, o projeto desenvolveu oficinas de capacitação para jovens e adultos, do terreiro, bem como para a sociedade baiana, a fim de potencializar os conhecimentos adquiridos por aqueles griôs (detentores do conhecimento).

A prática da música, dança e conhecimentos em geral desses mestres receberam denominações específicas, como: funilaria (instrumentos com ferro), pano da costa (alaká), marcenaria (arte em madeira), artesanato (esculturas com palha de coqueiro e bonecas vestidas de orixá), canto ioruba e história, memória e documentação. As oficinas foram desenvolvidas na área interna do Axé Opô Afonjá, no período de três meses e tiveram resultados significativos.

No dia 3 de maio, a partir das 14h, será realizada a cerimônia de encerramento do projeto, no barracão de festas do Ilê Axé Opô Afonjá. Na ocasião, será feita exposição de fotografia intitulada "Cantiga que menino canta, gente grande já cantou." (exposição referente às etapas Jovens do Opô Afonjá), exposição das obras confeccionadas pelos alunos durante as oficinas, homenagem a Mãe Stella de Azevedo pelos seus 84 anos de vida, homenagem a Carlos Petrovitchi (in memorian) pela Curadoria na criação da Associação de Jovens Afonjá (AJA), exibição do documentário "O Protagonismo Jovem Afonjá.", apresentação dos alunos da Oficina de Canto Coral, entrega dos certificados de conclusão de curso de capacitação e shows artísticos.


Fonte: Fundação Palmares

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home