PROJETO NEGROS E NEGRAS EM MOVIMENTO

Objetivos: - A contribuição do negro na formação social brasileira - A discriminação racial no Brasil. Movimentos de resistência de negros pela cidadania e pela vida; - Políticas sociais e população negra: trabalho, saúde, educação e moradia; - Relações étnico-raciais, multiculturalismo e currículo; - Aspectos normativos da educação de afro-brasileiros. - EMAIL PARA CONTATO: negrosenegras@gmail.com

April 29, 2008

Secretaria de Educação de Pernambuco realiza primeiro censo sobre Quilombolas do Estado

O questionário também busca informações sobre o nível educacional, número de escolas, qualificação dos professores e grade curricular

A secretaria de Educação (SE) vai realizar o Censo Sócio Educacional nas comunidades remanescentes de quilombolas de Pernambuco. Pela primeira vez, os descendentes dos escravos africanos terão um diagnóstico da realidade sócio-educacional e ambiental que servirá como base para a construção de uma política pedagógica focada no respeito às especificidades desses povos.

Image and video hosting by TinyPic

A elaboração do formulário contou com a colaboração da Comissão Estadual de Educação Quilombola. A data de início da coleta dos dados será discutida nos dias 29 e 30 deste mês, no Hotel Casa Grande, em Gravatá, durante a formação dos profissionais que vão aplicar os questionários. Serão capacitados 160 profissionais das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), 100 lideranças ou representantes das comunidades quilombolas e 15 membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Eles vão conhecer o formulário e as formas de preenchimento de todos os campos. O objetivo é coletar detalhes para compreender a educação relacionada ao ambiente/território, cultura e organização social, uma vez que, para os quilombolas a educação está intimamente ligada ao território/ambiente onde vivem, levando em consideração sua identidade, ancestralidade e seus aspectos culturais.

O questionário também busca informações sobre o nível educacional, número de escolas, qualificação dos professores e grade curricular. Os dados irão complementar as informações já existentes no censo escolar de 2007. "Identificar a quantidade de grupos, a organização, as influências e transformações que estas comunidades vêm sofrendo ao longo tempo é um passo importante para traçar estratégias e uma política pedagógica que respeite às especificidades dos quilombolas", explica Zélia Porto, gestora de Políticas Educacionais para o Ensino Fundamental da secretaria de Educação.

Educação


Em Pernambuco existem cerca de 112 comunidades Quilombolas identificadas pela Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas e pela Fundação Cultural Palmares.

Apenas duas são reconhecidas pelo Governo Federal: Conceição das Crioulas, em Salgueiro e Castainho, em Garanhuns.

Os dados oficiais, dos Municípios e do Estado, revelam que muitas comunidades quilombolas não possuem escolas e as que existem não oferecem todas as modalidades de ensino ou tem um currículo apropriado. De acordo com o Censo 2006, existiam 46 escolas quilombolas em Pernambuco. Em 2007, o número subiu para 115. Destas, apenas 15 são atendidas pelo Programa Saberes da Terra, que respeita todas as especificidades da cultura, alimentação e hábitos dos remanescentes dos povos africanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home